Ultrapassando os limites entre o natural e o cultural
Uma revisão neuropsicolinguística sobre a aquisição da leitura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38747Palavras-chave:
Alfabetização, Reconhecimento dos sons da fala, CogniçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo revisar o panorama atual e abrangente sobre a base neurocognitiva da aquisição da leitura. Mesmo sendo a leitura uma atividade estabelecida a partir de pressões socioculturais, resultado de processos custosos de aprendizagem explícita e instrução formal, a literatura indica que seu aprendizado se dá sob cognições naturais, de forma análoga a que acontece no processamento auditivo dos sinais da fala. Aqui, discutimos tais perspectivas, buscando sinalizar como essas descobertas da neurociência e da psicolinguística podem e devem impactar o ensino de leitura tornando essa aprendizagem cada vez mais efetiva, de modo a contribuir para a construção da autonomia e da cidadania do indivíduo.
Downloads
Referências
ANDRADE, Isadora R.; FRANÇA, Aniela I. A influência da alfabetização nas cognições de reconhecimento de faces e dos sinais da fala: um estudo psicolinguístico. No prelo.
ANDRADE, Isadora R.; FRANÇA, Aniela I.; SAMPAIO, Thiago O. M. Dinâmicas da interação nature-nurture: do imprinting à reciclagem neuronal. ReVel, v.16, n. 31, 2018.
ANDRADE, Isadora R.; GOFFREDO, Clara B. S. de. Os poderosos alcances da literacia: do pensamento crítico à cidadania. Revista da ABRALIN, v. 19, n. 2, p. 1-5, 27 jun. 2020. 10.25189/rabralin.v19i2.1453
BERWICK, Robert; CHOMSKY, Noam. ¿Por qué solo nosotros? Barcelona: Kairós, 2016.
BOLHUIS, Johan J. et al. How could language have evolved? PLoS Biology, v. 12, n. 8, p. e1001934, 2014. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001934
BRENNAN, Christine et al. Reading acquisition reorganizes the phonological awareness network only in alphabetic writing systems. Human brain mapping, v. 34, n. 12, p. 3354-3368, 2013. https://doi.org/10.1002/hbm.22147
CASTLES, Anne et al. How does orthographic knowledge influence performance on phonological awareness tasks? The Quarterly Journal of Experimental Psychology Section A, v. 56, n. 3, p. 445-467, 2003. 10.1080/02724980244000486
CASTRO-CALDAS, Alexandre et al. The illiterate brain: Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain. Brain: A Journal of Neurology, v. 121, n. 6, p. 1053-1063, 1998. https://doi.org/10.1093/brain/121.6.1053
CHOMSKY, Noam. A Minimalist program for linguistic theory. In: HALE, Ken; KEYSER, Samuel (Orgs.) The View from Building 20: Essays in Honor of Sylvain Bromberger. Cambridge: MIT Press, 1993. p. 1-52.
CHOMSKY, Noam. Logical structures in language. American Documentation (pre-1986), v. 8, n. 4, p. 284-291, 1957. https://doi.org/10.1002/asi.5090080406
CHOMSKY, Noam. The Language Capacity: Architecture and Evolution. Psychonomic Bulletin and Review, v. 24, p. 200-203, 2017. 10.3758/s13423-016-1078-6
COHEN, Laurent et al. The pathology of letter-by-letter reading. Neuropsychologia, v. 42, n. 13, p. 1768-1780, 2004. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2004.04.018
COHEN, Laurent et al. The visual word form area: spatial and temporal characterization of an initial stage of reading in normal subjects and posterior split-brain patients. Brain, v. 123, n. 2, p. 291-307, 2000. https://doi.org/10.1093/brain/123.2.291
CURTISS, Susan. Genie: A psycholinguistic study of a modern-day "wild child". New York: Academic Press, 1977.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
DEHAENE, Stanislas. Reading in the brain: The new science of how we read. Penguin, 2009.
DEHAENE, Stanislas et al. How learning to read changes the cortical networks for vision and language. Science, v. 330, n. 6009, p. 1359-1364, 2010. 10.1126/science.1194140
DEHAENE, Stanislas et al. Illiterate to literate: behavioural and cerebral changes induced by reading acquisition. Nature Reviews Neuroscience, v. 16, n. 4, p. 234-244, 2015. 10.1038/nrn3924
DEHAENE-LAMBERTZ, Ghislaine; DEHAENE, Stanislas. Speed and cerebral correlates of syllable discrimination in infants. Nature, v. 370, p. 292-295, 1994. 10.1038/370292a0
DEHAENE-LAMBERTZ, Ghislaine; MONZALVO, Karla; DEHAENE, Stanislas. The emergence of the visual word form: Longitudinal evolution of category-specific ventral visual areas during reading acquisition. PLoS Biology, v. 16, n. 3, p. e2004103, 2018. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.2004103
EHRI, Linnea C.; WILCE, Lee S. The mnemonic value of orthography among beginning readers. Journal of Educational Psychology, v. 71, n. 1, p. 26, 1979. https://doi.org/10.1037/0022-0663.71.1.26
FENG, Xiaoxia et al. Shared anomalies in cortical reading networks in Chinese and French dyslexic children. bioRxiv, p. 834945, 2019. 10.1101/834945
FISCHER, Steven R. História da Escrita. Tradução: Mirna Pinsky. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FODOR, Jerry A. The modularity of mind. Cambridge: MIT Press, 1983.
FRANÇA, Aniela I. et al. Cérebro e leitura: Educação, neurociência e o novo aluno na era do conhecimento. In: Marcus Maia (Org.). Psicolinguística e Educação. 1ª ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2018. p. 221-250.
FRANÇA, Aniela I.; LAGE, Aleria C. Uma visão biolinguística da arbitrariedade saussuriana. Letras de Hoje, v. 48, n. 3, p. 299-308, 2013.
GALGUERA, Miriam P. Resenha sobre: UNESCO. Education for all 2015: Achievements and Challenges. Paris, France: UNESCO. Journal of Supranational Policies of Education, n. 3, p. 328-330, 2015.
GALLEGO, Ángel J.; CHOMSKY, Noam. A Faculdade da Linguagem: Um objeto biológico, uma janela para a mente e uma ponte entre disciplinas. Tradução: Aniela Improta França e Marcus Maia. Revista LinguíStica, v. 16, Número Especial Comemorativo, p. 52-84, 2020. https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a39404
GOPNIK, Alison. The post-Piaget era. Psychological Science, v. 7, n. 4, p. 221-225, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.1996.tb00363.x
GRAINGER, Jonathan et al. Masked repetition and phonological priming within and across modalities. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 29, n. 6, p. 1256, 2003. https://doi.org/10.1037/0278-7393.29.6.1256
HENSCH, Takao K. Critical period regulation. Annual Review of Neuroscience, v. 27, p. 549-579, 2004. https://doi.org/10.1146/annurev.neuro.27.070203.144327
KIM, Judy S. et al. Development of the visual word form area requires visual experience: evidence from blind braille readers. Journal of Neuroscience, v. 37, n. 47, p. 11495-11504, 2017. 10.1523/JNEUROSCI.0997-17.2017
KOLINSKY, Régine. Spoken word recognition: A stage-processing approach to language differences. European Journal of Cognitive Psychology, v. 10, n. 1, p. 1-40, 1998. https://doi.org/10.1080/713752266
KOLINSKY, Régine; PATTAMADILOK, Chotiga; MORAIS, José. The impact of orthographic knowledge on speech processing. Ilha do Desterro, n. 63, p. 161-186, 2012. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2012n63p161
LENNEBERG, Eric H. Biological foundations of language. Oxford: Wiley, 1967.
MONZALVO, Karla; DEHAENE-LAMBERTZ, Ghislaine. How reading acquisition changes children’s spoken language network. Brain and language, v. 127, n. 3, p. 356-365, 2013. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2013.10.009
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
MYERS, David G. Psychology, Tenth Edition. New York, NY: Worth Publishers, 2013.
PATTAMADILOK, Chotiga et al. How does learning to read affect speech perception? Journal of Neuroscience, v. 30, n. 25, p. 8435-8444, 2010. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.5791-09.2010
PATTAMADILOK, Chotiga et al. Orthographic congruency effects in the suprasegmental domain: Evidence from Thai. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 61, n. 10, p. 1515-1537, 2008. https://doi.org/10.1080/17470210701587305
PERRE, Laetitia et al. Orthographic effects in spoken language: On-line activation or pronological restructuring? Brain Research, v. 1275, p. 73-80, 2009. https://doi.org/10.1016/j.brainres.2009.10.052
PIATTELLI-PALMARINI, Massimo. Ever since language and learning: afterthoughts on the Piaget-Chomsky debate. Cognition, v. 50, n. 1-3, p. 315-346, 1994. https://doi.org/10.1016/0010-0277(94)90034-5
REH, Rebecca et al. Critical period regulation across multiple timescales. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 117, n. 38, p. 23242-23251, 2020. https://doi.org/10.1073/pnas.1820836117
SCLIAR-CABRAL, Leonor. A desmistificação do método global. Letras de Hoje, v. 48, n. 1, p. 6-11, 2013.
SEIDENBERG, Mark S.; TANENHAUS, Michael K. Orthographic effects on rhyme monitoring. Journal of Experimental Psychology: Human Learning and Memory, v. 5, n. 6, p. 546, 1979. https://doi.org/10.1080/09541440902734263
SMITH, Frank. Psycholinguistics and reading. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1973.
SMITH, Frank. Understanding reading: A psycholinguistic analysis of reading and learning to read. 6º ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
STRIEM-AMIT, Ella; COHEN, Laurent; DEHAENE, Stanislas; AMEDI, Amir. Reading with sounds: sensory substitution selectively activates the visual word form area in the blind. Neuron, v. 76, n. 3, p. 640-652, 2012. https://doi.org/10.1016/j.neuron.2012.08.026
TAFT, Marcus. Orthographically influenced abstract phonological representation: Evidence from non-rhotic speakers. Journal of psycholinguistic research, v. 35, n. 1, p. 67-78, 2006. 10.1007/s10936-005-9004-5
VENTURA, Paulo et al. The locus of the orthographic consistency effect in auditory word recognition. Language and Cognitive processes, v. 19, n. 1, p. 57-95, 2004. https://doi.org/10.1080/01690960344000134
WOLF, Maryanne. Proust and the squid: The story and science of the reading brain. New York: Harper Perennial, 2008.
ZIEGLER, Johannes C.; FERRAND, Ludovic. Orthography shapes the perception of speech: The consistency effect in auditory word recognition. Psychonomic Bulletin & Review, v. 5, n. 4, p. 683-689, 1998. 10.3758/BF03208845
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.