Letramentos Críticos para a Utopia

Uma proposta para a elaboração de materiais e cursos abertos e on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37399

Palavras-chave:

Letramentos Críticos, Utopia, Cursos abertos e on-line

Resumo

Neste artigo, propomos a aproximação entre os conceitos de Letramentos Críticos e Utopia enquanto possibilidade teórico-metodológica para as práticas pedagógicas no âmbito da educação linguística, com ênfase na elaboração de materiais e cursos abertos e on-line para o ensino de línguas adicionais. A pesquisa está organizada da seguinte forma: em um primeiro momento, situamos o estudo no campo da Linguística Aplicada Crítica, bem como tratamos de alguns conceitos necessários à compreensão da investigação; em um segundo momento, discutimos concepções alternativas da pesquisa científica, com destaque para as noções de Epistemologias do Sul e de Revisão Narrativa da Literatura; por fim, apresentamos as considerações finais do presente estudo. Os resultados demonstram que é possível delinear, pela via da transgressão, uma proposta teórico-metodológica que busca romper com a conhecida dicotomia entre a teoria e a prática, associando tais categorias no desenvolvimento de um ensino de línguas comprometido não apenas com a problematização de linguagens e tecnologias para a denúncia de uma estrutura desumanizante, mas também para a construção de um outro mundo possível. Esse enfoque, que convencionamos designar como Letramentos Críticos para a Utopia, pode ser utilizado na elaboração de materiais e cursos abertos e on-line para o ensino de línguas adicionais, pelos quais temos especial interesse na presente pesquisa.

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Biografia do Autor

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil

Mestre em Letras – Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), em Pelotas, RS, Brasil; doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em Pelotas, RS, Brasil, com bolsa Capes.

Vilson José Leffa, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas, em Austin, TX, Estados Unidos; professor visitante da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em Pelotas, RS, Brasil

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Beviláqua, A. F., & Leffa, V. J. (2020). Letramentos Críticos para a Utopia: Uma proposta para a elaboração de materiais e cursos abertos e on-line. Letrônica, 13(4), e37399. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37399