O gênero digital vlog

Um estudo do ensino de Língua Inglesa online sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37030

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Gênero Discursivos, Gênero digital Vlog

Resumo

O presente artigo tem como tema os elementos constitutivos e orgânicos do gênero digital vlog, sob o viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), a partir de dois vídeos publicados no YouTube. A pergunta que norteia o estudo questiona em que medida os vídeos analisados caracterizam-se como textos-enunciados do gênero em foco. Como objetivo geral, busca-se analisar os pressupostos teóricos da ADD, no que concerne aos elementos constitutivos e orgânicos do gênero discursivo vlog, a fim de responder à questão problema-tizadora. A base teórica sustenta-se nos estudos de Bakhtin (2011), Volochínov (2017), Sobral e Giacomelli (2016; 2018), Ataliba (2017), Costa-Hübes (2014, 2017), Kraemer (2014), entre outros. O artigo é resultado de uma pesquisa teórico-prática, com abordagem qualitativo-interpretativa dos dados e fins explicativos, tendo como geração de informações a documentação indireta, bibliográfica (construção teórica) e documental (análise do corpus). Como resultado, verifica-se que o objeto de estudo realmente possui elementos constitutivos e orgânicos de textos-enunciados do gênero digital vlog, uma vez que ambos são produções da esfera digital, circulam em plataforma da web, possuem temáticas de acordo com a demanda de seus seguidores, têm forma composicional arquetípica e estilo próprio do gênero.

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Biografia do Autor

Higor Miranda Cavalcante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.

Especialista em “Educação, Tecnologia e Sociedade” pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Cascavel, PR, Brasil; acadêmico do Mestrado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, PR, Brasil.

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Realeza, PR, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Realeza, PR, Brasil.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, PR, Brasil.

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

Cavalcante, H. M., Kraemer, M. A. D., & Costa-Hübes, T. da C. (2020). O gênero digital vlog: Um estudo do ensino de Língua Inglesa online sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso. Letrônica, 13(4), e37030. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37030