Unhiding hidden urban madness: the asylum photographs of Claudio Edinger
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.35337Palavras-chave:
Edinger, Claudio, mental asylums in photography, Jaqueri mental hospital (São Paulo).Resumo
Mental illness is an inescapable component of urban life. The Brazilain photographer Claudio Edinger devotes one of his major photobooks to a study of the São Paulo mental asylum, Jaqueri. This essay analyses the strategies of his analytical scrutiny of mental patients, with reference to associated ethical issues. Of particular interest is, necessarily, his emphasis on the body and its valid photographic representation.
*** Desvendando a loucura escondida da cidade: as fotografias do hospício de Claudio Edinger ***
A enfermidade mental tornou-se um componente associado à vida urbana. O fotógrafo Claudio Edinger dedica atenção especial ao assunto em um dos seus principais fotolivros ao fotografar o asilo mental de São Paulo, Jaqueri. Nesse sentido, este ensaio analisa as estratégias utilizadas pelo fotógrafo brasileiro ao fotografar os pacientes da instituição, levando-se em consideração questões de ordem ética. Mais especificamente, analisaremos a sua ênfase ao corpo e a sua representação fotográfica.
Palavras-chave: Edinger, Claudio; asilos mentais na fotografia; Jaqueri, hospital mental (São Paulo).
Downloads
Referências
EDINGER, Claudio. Cityscapes. São Paulo: Dórea Books and Art, 2001.
EDINGER, Claudio. Claudio Edinger. São Paulo: DBA; New York: Umbrage Editions, 2006.
EDINGER, Claudio. Chelsea Hotel. Photographs by Claudio Edinger. Introduction by Pete Hamill. New York: Abbeville Press, 1983.
EDINGER, Claudio. Madness: Photographs. New York: DBA, 1997.
EDINGER, Claudio. São Paulo: minha estranha cidade linda. Fotografias de Claudio Edinger; textos de Diógenes Moura e Ernie NItzberg. São Paulo: DBA, 2008.
EDINGER, Claudio; CAVALCANTI, Pedro Rodrigues de Albuquerque. São Paulo: construção da cidade. São Paulo: Abooks, 1999.
ELTIT, Diamela; ERRÁZURIZ, Paz. El infarto del alma. 1994.
Santiago de Chile: Hueders, 2017.
Facio, Sara, and Alicia D’Amico. Humanario. Buenos Aires: La Azotea, 1976.
FOSTER, David William. “La Grande Patria in Lower Case: Eduardo Gil’s Photography in (a)rgentina.” In: FOSTER, David William. Urban Photography in Argentina: Nine Artists of the Post-Dictatorship Era. Jefferson, N.C.: McFarland Publishing, 2007. 55-76.
FOSTER, David William. “Love, Passion, Metropolitan Outcasts, and Solidarity at Putaendo: Diamela Eltit and Paz Errazuriz's El infarto del alma.” Latin American Urban Cultural Production. Ed. David William Foster. Minneapolis: University of Minnesota, Hispanic Issues, 2008. 153-78. online: http://spanport.cla.umn/publications/HispanicIssues/On-line_2008.html
FOSTER, David William. “Sara Facio as Urban Photographer.” In: FOSTER, David William. Buenos Aires: Perspectives on the City and Cultural Production. Austin: U of Texas P, 1998. 170-94.
FOUCAULT, Michel. Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason. Trans. Richard Howard. New York: Vintage Books, 1973.
FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Azahar Editores, 1982.
GIL, Eduardo. (a)rgentina. Buenos Aires: Ediciones Cuarto 14, 2002.
PERSICHETTI, Simonetta. “Dançando com a luz.” In: EDINGER, Claudia; Claudio Edinger. São Paulo: DBA; New York: Umbrage Editions, 2006.
POMPEU, Renato. Memórias da loucura. São Paulo: Alfa-Omega, 1983.
SAKAGUCHI, Douglas Sherer; SAKAGUCHI, João Fernando. “History Unveiled in Juquery: Intramural Psychiatric Care in the Civic-Military Dictatorship.” Acta Paulista de Enfermagem 29.4 (2016). Online access December 17, 2017.
SONTAG, Susan. Regarding the Pain of Others. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2003.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homosexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 5ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
WINOGRAD, Gary. Garry Winogrand. Ed. Leo Rubinfien. New Haven, Conn.: San Francisco Museum of Art in association with Yale University Press, 2013.
WITKIN, Joel-Peter. The Bone House. Santa Fe, N.M.: Twin Palm Publishers, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.