Sobre fotografia e condensação: a coleção “lo mínimo”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.34999Palavras-chave:
Coleção “lo mínimo”, Fotolivro, Fotografia, Literatura, Espanha.Resumo
O artigo apresenta a coleção de fotolivros “lo mínimo”, editada entre 1994 e 1999 pela Editora Mestizo, na Espanha, e que propõe uma relação entre texto e imagem em formatos pequenos. Discutimos a questão desse formato em quatros análises verticalizadas de livros escolhidos da coleção, para melhor compreender a importância de tal coleção no momento da publicação e agora com parte da história do fotolivro, principalmente entre literatura e fotografia.
Downloads
Referências
ANSÓN, A. A. “Martí Llorens: Memorias Revolucionarias”. Revista Exit, Espanha, n. 64, p. 148, 2016.
BARTHES, R. O império do signo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BATCHEN, G. “Tamanho importa?”. Revista Studium, n. 24, outono 2006, ver em: http://www.studium.iar.unicamp.br/24/01.html.
CASTELLOTE, A. La subversión de la realidade. Catálogo da
exposição, Sala Millares (Fundación Antonio Pérez). Cuenca, Espanha: Ministerio de Educación Cultura y Deporte, Dirección General de Bellas Artes y Bienes Culturales, 2002.
FONTCUBERTA, J. El beso de Judas: fotografía y verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.
La subversion photografique de la réalité, Revista Cry Village, Basel, n.07, pag.29-30, 1977.
HERNANDEZ, M. Á. “Eduardo Cortils. Paludes”. El Cultural, 18 maio 2006.
HIGA, A. Y. Lomografia: aproximações nos campos das artes e do cinema. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2018. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332699.
MARTIN, J. “Maria, myself and I”. The New York Times, July 9, 2000.
MARZO, J. L. “Exhumar la verdad y dejar que huela”. In. Fake. No es verdad, no es mentira, Catálogo. Instituto Valenciano de Arte Moderno (IVAM), 2016.
MARZO, J. L. La competência de lo falso. Uma historia del fake. Madrid: Cátedra, 2018.
OLIVARES, Rosa. “Elogio de lo mínimo”. Revista Exit, Espanha, n. 58, p. 8-9, 2015.
OLIVARES, Rosa. “La mentira como una de las Bellas Artes”. Revista Exit, Espanha, n. 64, p. 8, 2016.
PLISART, M.-F.; PEETERS, B. Droit de regards. Paris: Editions de Minuit, 1985.
SALINAS, P. “lo mínimo”. In. Nadal, P. Los pigmeos. Colección lo mínimo, n. 1, p. 3-5.
SONG, H. R. “Visual fictions and the Archive of the Spanish Civil War”. MLN: Modern Language Notes, n. 129, p. 367-390, 2014.
TACCA, F. de. “Entre Palabra e Imagen – A coleção do Editorial Lumen”. Revista Studium, n. 40, in: https://www.studium.iar.unicamp.br/40/09/index.html.
VEGA, C. Fotografía en España (1839-2015): historia, tendencias, estéticas. Madrid: Ediciones Cátedra, 2017.
Coleção “lo mínimo”, Editorial Mestizo (citados)
Los pigmeos. Fotografías de Paco Nadal y texto de Paco Salinas (n. 1, 1994).
El Eo. Fotografías y texto de Carma Casulá (n. 6, 1996).
El imperio de los signos. Fotografías y texto de Joan Fontcuberta (n. 11, 1997).
Sexo y progresso. Fotografías de Pablo Ortiz Monasterio y texto de Paul Auster (n. 17, 1999).
Memorias revolucionarias. Fotografías de Martí Llorens y texto de Guillem Martínez (n. 18, 1999).
Site
CARMA Casulá: http://www.carmacasula.com/.
Referências Filmográficas
BEFORE the rain (Antes da chuva). Milcho Manchevski, EUA/Macedônia, 1994.
LIBERTARIAS. Vicente Aranda, Espanha, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.