Poesia e fotografia: um caminho para o letramento literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33336

Palavras-chave:

fotografia, poema, letramento literário.

Resumo

Este artigo centra-se no letramento literário, com base na inter-relação entre literatura e fotografia, as potencialidades poéticas da fotografia e da escrita para a educação, buscando uma política visual que conceba as imagens não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação do real com a arte. Potencializando estudos da escrita, da imagem e da cultura na busca dos multiletramentos nas práticas pedagógicas das aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Para o aporte teórico, recorremos aos estudos de Barthes (1980), Candido (2011), Cosson (2014), Rojo (2012), Sorrenti (2009), Todorov (2009), Soares (2004), Kleiman (1995) e Sontag (2004), dentre outros. Com vistas as práticas de multiletramentos que auxiliem na formação de cidadãos capazes de expressarem e interpretarem, crítica e artisticamente, as ideias e visões em relação ao contexto que os cercam, bem como de se identificarem culturalmente, a partir do trabalho com a fotografia e a poesia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Dauhali Clemente Guimarães, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, Sinop, MT

Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Efetiva na disciplina de língua portuguesa na rede Estadual de Mato Grosso há 21 anos. Discente no Projeto de Pesquisa: “A pesquisa-ação no Norte do Mato Grosso: perspectivas da formação de leitores de literatura”

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

ARISTÓTELES. Poética. 2. ed. São Paulo: ArsPoética, 1993.

AVERBUCK, L. M. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 11. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BARTHES, Roland. A preparação do romance, vol. I. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. vol. II. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. O império dos signos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2007.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: ARANTES, Otília B. Fiori (org.). Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

BERALDO, Aldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990. V. 1 e 2.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. BNCC: Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2010.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CANDIDO, Antônio. A Literatura e a Formação do Homem. São Paulo: Duas Cidades, 1972.

CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. 3. ed. São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.

CAQUI – Revista Brasileira de Haicai. Artigo “Ao professor”, em O que é haicai, de 24/08/02. São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.kakinet.com/caqui/nyumon40. Acesso em: 03 jun. 2018.

CLEMENT, Rosa. O Haicai e Suas Teorias. Manaus: [S. n.], 2007. Disponível em: http://www.sumauma.net/haicai/haicai-teoria.html. Acesso em: 3 jun. 2018.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006 e 2012.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSTA, M. C. C. A leitura de imagens. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

DYER, Geoff (org.). John Berger para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

FILIPOUSKI, Ana Mariza (org.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: L&PM, 2003.

FONSECA, Pedro Carlos Louzada; SOUSA, Fábio D’Abadia. Literatura e fotografia: o anseio pela apreensão do instante (2008). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/5116. Acesso em: mar. 2017.

FRANCHETTI, Paulo. 2010. Leminski e o Haicai. Sibilia: poesia e crítica literária. http://sibila.com.br/critica/leminski-e-o-haicai/4500. Acesso em: 11 jun. 2018.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

GOGA, H. Masuda. O haicai no Brasil. São Paulo: Aliança Cultural Brasil-Japão, 1988.

GONÇALVES, Aguinaldo José. Laokoon Revisitado: Relações homológicas entre texto e imagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. 339 p.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1990.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

MARCHUSCHI, Luís Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Orientações Curriculares: Área de Linguagens: Educação Básica. Cuiabá, 2016.

MONTEIRO, Andressa. Como a poesia e a fotografia podem capturar a apreensão de um instante? [2015]. Disponível em: http://jornalggn.com.br/noticia/como-a-poesia-e-a-fotografia podemcapturar-a-apreensao-de-um-instante. Acesso em: mar. 2017.

NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia & Poesia: afinidades eletivas. São Paulo: Ubu Editoras, 2017.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 2002.

PINHEIRO, Helder. A poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.

PINTO, Júlio Pimentel; TURAZZI, Maria Inez. Ensino de História: diálogos com a literatura e a

fotografia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2012.

PRIETO, Heloisa. Conversa de poeta.1. ed. São Paulo: Salamandra, 2003.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.

ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, Leonor Werneck dos; DUARTE, Márcia Nunes. A literatura e o ensino de leitura. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 9., 2005, Rio de Janeiro. [Anais

eletrônicos...] Rio de Janeiro: 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/6/07.htm. Acesso em: 20 maio 2018.

SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico. 1. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z. V. (org.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2.ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. A letra como imagem, a imagem da letra. In: NAZARIO, Luiz; FRANCA, Patricia. (org.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: Editora

UFMG, 2006. p. 46-67.

ZILBERMAN, R. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Guimarães, P. D. C. (2019). Poesia e fotografia: um caminho para o letramento literário. Letrônica, 12(3), e33336. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33336