O discurso sobre leitor na obra Água Viva, de Clarice Lispector: um passeio pelo bosque da interdiscursividade

Palavras-chave: Interdiscursividade, Leitor, Significação.

Resumo

Objetivamos investigar o funcionamento do discurso sobre o leitor através da voz do narrador-personagem na obra Água Viva, de Clarice Lispector, com vista a oferecer aos profissionais da linguagem um estudo panorâmico sobre a questão da leitura e do leitor num prisma da AD na atualidade. Para esta discussão, escolhemos como base teórica e metodológica a AD de origem francesa. O presente artigo se constitui em uma contribuição para as discussões sobre a formação do leitor proficiente.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdicléa Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz
Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Docente de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à Análise do Discurso. 2.ed. Campinas-SP: Editora Unicamp, 2004.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ECO, Umberto. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. MAINGUENEAU, Dominique. Gêneses do Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Editorial Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do discurso. Trad. Freda Indursky. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a poética e a política da representação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TORGA, Vânia Lúcia Menezes. O Movimento de Sentido da Alusão: uma estratégia textual da leitura de Ler e Escrever e Fazer conta de cabeça de Bartolomeu Campos Queiroz. 2001. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2001.

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Souza, V. (2018). O discurso sobre leitor na obra Água Viva, de Clarice Lispector: um passeio pelo bosque da interdiscursividade. Letrônica, 11(4), 465-479. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.4.31236