A produtividade do conceito de discurso bivocal no contexto do culto televisivo Show da Fé

Palavras-chave: Bivocalidade, Discurso bíblico, Tensão.

Resumo

Neste artigo, buscamos, no conjunto das obras do Círculo de Bakhtin, o aprofundamento das questões que envolvem a transmissão da palavra do outro e os aspectos valorativos que são intrínsecos ao processo. Nesse sentido, analisamos como se constitui o conceito de Bivocalidade nas obras do Círculo de Bakhtin, observando os principais conceitos envolvidos. A fim de mostrar a produtividade do conceito, examinamos como aparece discursivamente o processo de transmissão do discurso bíblico no pedido de patrocínio do culto televisivo Show da fé, atentando-se para diferentes vozes sociais que emergem no processo de bivocalização do discurso bíblico no culto. As reflexões em torno dos processos bivocais de apreensão, transmissão e orientação (semântica-axiológica) em relação ao discurso alheio nos permitem um olhar dialógico acerca das tensas relações entre fé, Mercado, publicidade e consumo no culto televisivo Show da fé, mostrando-nos a imbricação desses aspectos nos discursos e nos sujeitos imersos nessas interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, M. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 7-19, 2002.

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). [1929]. Marxismo e Filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. [1979]. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. [1975]. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et. al. 4. ed. São Paulo: Editora da UNESP, Hucitec, 2010a.

______. [1963]. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 2010b.

MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

PRETI, D. (Org.). O discurso oral culto. 2. ed. São Paulo: Humanitas Publicações (Projetos Paralelos, v. 2). São Paulo: FFLCH/USP, 1999.

RIBEIRO, K. da R. Bivocalização e plurivocalização no culto televisivo show da fé: tensão entre fé, Mercado e publicidade. 2015, 261 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

Publicado
2018-10-19
Como Citar
Ribeiro, K. da R. (2018). A produtividade do conceito de discurso bivocal no contexto do culto televisivo Show da Fé. Letrônica, 11(3), s68-s82. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2018.s.30419