Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização

  • Veridiana P. Borges Universidade Católica de Pelotas
  • Gabriela Tornquist Mazzaferro Universidade Católica de Pelotas
  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Consciência morfológica, Processamento morfológico, Reconhecimento de afixos, Tarefas de reconhecimento, Aquisição da linguagem.

Resumo

Este artigo discute como se dá o processamento de pseudopalavras formadas por um morfema-base e por afixos em crianças não alfabetizadas e em crianças que estão em processo de alfabetização, falantes nativas do Português Brasileiro (PB), por meio da aplicação da Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos, que avalia a capacidade de a criança reconhecer e processar os afixos do PB e verificar a interpretação do significado que cada afixo veicula ao juntar-se ao morfema lexical. A atividade foi composta por pseudopalavras que, em sua constituição, mostram afixos pertencentes ao PB; a combinação do morfema-base com o afixo deriva palavra não dicionarizada que poderia pertencer ao léxico da língua (ex.: descruel). Para tanto, foram contadas histórias aos sujeitos e, posteriormente, foram feitas perguntas relacionadas às pseudopalavras. O corpus foi constituído por dados de dezesseis crianças monolíngues, subdivididas em quatro faixas etárias. Os resultados apontaram que a maioria dos informantes interpretou o significado dos pseudovocábulos, indicando a capacidade que as crianças têm de refletir sobre a função e o significado dos morfemas. Os dados foram analisados com base em concepções teóricas da Aquisição da inguagem, da Aquisição da Morfologia e da Consciência Morfológica (BORGES, 2015; SEIXAS, 2007; LIMA, 2006, LORANDI, 2006).

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Biografia do Autor

Veridiana P. Borges, Universidade Católica de Pelotas
Linguística Aplicada

Referências

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Publicado
2018-03-23
Como Citar
Borges, V. P., Mazzaferro, G. T., & Matzenauer, C. L. B. (2018). Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização. Letrônica, 10(2), 582-594. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26422