Acesso lexical na afasia

Autores

  • Fernanda Duarte Senna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Christina Abreu Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26421

Palavras-chave:

Afasia, Acesso lexical, Anomia, Modelos baseados no Uso.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o acesso lexical em afásicos e controles. Os dados foram obtidos através de um Teste de Nomeação de figuras (SNODGRASS e VANDERWARTS, 1980). Os pressupostos dos Modelos baseados no Uso foram adotados na análise dos dados no que diz respeito à organização do léxico em redes baseadas em similaridades sonoras e semânticas entre os itens lexicais (BYBEE, 1995, 2010), assumindo-se que as falhas no acesso lexical podem ser explicadas pelo modelo de redes. Também se adotou a hipótese da continuidade entre população típica e atípica no acesso lexical (DELL et al., 1997). Os resultados demonstraram que afásicos e controles diferem quantitativamente, mas não qualitativamente, em relação aos tipos de respostas das nomeações. Também ficou demonstrada a importância das variáveis idade de aquisição e familiaridade dos itens lexicais para os dois grupos estudados e da frequência de ocorrência do item lexical somente para os afásicos no
desempenho na tarefa de nomeação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Duarte Senna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

ALARIO, François-Xavier; FERRAND, Ludovic. A set of pictures standardized for French: Norms for name agreement, image agreement, familiarity, visual complexity, image variability, and age of acquisition. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 31, p. 531-552, 1999. https://doi.org/10.3758/BF03200732

ALVES, Daniel. P. Pistas prosódicas no acesso on-line de falantes adultos do português brasileiro. 2010. 139 fl. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

BARRY, Christopher; MORRISON Catriona M.; ELLIS, Andrew W. Naming the Snodgrass and Vanderwart Pictures: Effects of Age of Acquisition, Frequency, and Name Agreement. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 50, n 3, p. 560-585, 1997.

https://doi.org/10.1080/783663595

BARRY, Christopher; HIRSH, Katherine W.; JOHNSTON, Robert A.; WILLIAMS, Catherine L. Age of acquisition, word frequency, and the locus of repetition priming of picture naming. Journal of Memory and Language, v. 44, p. 350-375, 2001. https://doi.org/10.1006/jmla.2000.2743

BELKE, Eva; BRYSBAERT, Marc; MEYER, Antje; GHYSELINCK, Mandy. Age of acquisition effects in picture naming: evidence for a lexical-semantic competition hypothesis. Cognition, v. 96, n 2, p. 45–54, 2005. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2004.11.006

BONIN, Patrick; FAYOL, Michel; CHALARD, Marylène. Age of acquisition and word frequency in written picture naming. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 54, n 2, p. 469-489, 2001. https://doi.org/10.1080/713755968

BRUCKI, Sonia; NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo; BERTOLUCCI, Paulo; OKAMOTO, Ivan. Sugestões para o uso do mini-exame do estado mental no Brasil. Arquivos de Neuropsiquiatria, v. 61, n. 3B, p. 777-781, set 2003. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000500014

BYBEE, Joan. Regular Morphology and the Lexicon. Language and Cognitive Processes, v. 10, n. 5, p. 425-455, 1995. https://doi.org/10.1080/01690969508407111

BYBEE, Joan. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BYBEE, Joan. Language Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CAMIZ, Sergio; GOMES, Gastão C.; SENNA Fernanda D.; GOMES, Christina A. Using exploratory analysis to select judges and create components of a naming test to study aphasia. Discrete Applied Mathematics, v. 197, p. 114-122, 2015. https://doi.org/10.1016/j.

dam.2015.05.018

CAPLAN, David. Neurolinguistics and linguistic aphasiology. Cambridge University Press: Cambridge, 1987.

CARROLL, John B.; WHITE, Margareth N. Age-of-acquisition norms for 220 picturable nouns. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 12, n 5, p. 563-576, 1973. https://doi.org/10.1016/S0022-5371(73)80036-2

COUDRY, Maria Irma H. Diário de Narciso – Discurso e Afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CUETOS, Fernando V. ANOMIA – La dificultad para recorder las palavras. Madrid: Tea Ediciones, 2003.

CUETOS, Fernando V.; AGUADO, Gerardo; IZURA, Cristina; ELLIS, Andrew W. Aphasic naming in Spanish: predictors and errors. Brain and Language, v. 82, p. 344-365, 2002. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(02)00038-X

CUETOS, Fernando; ELLIS, Andrew W.; ÁLVAREZ, Bernardo. Naming times for the Snodgrass and Vanderwart pictures in Spanish. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 31, p. 650-658, 1999. https://doi.org/10.3758/BF03200741

CUETOS, Fernando V., NOSTI, María G.; JIMÉNEZ, Luis; MANTIÑÁN, Nancy; OLMEDO, Alicia; CHOCANO, Alejandro D. ¿Síndromes o síntomas en la evaluación de los Afásicos? Psicothema. v. 22, n. 4, p. 715-719.

DELL, Gary S.; SCHWARTZ, Myrna F.; MARTIN, Nadine; SAFRAN, Eleonor F.; GAGNON, Deborah A. Lexical access in aphasic and non-aphasic speakers. Psychological Review, v. 104, n. 4, p. 801-838, 1997.

DRUMMOND, Claudia. Reabilitação dos problemas de produção verbal nas afasias: do geral ao fonoaudiológico. In: CAPOVILLA, Fernando; MACEDO, Elizeu C. (Org.). Temas em Neuropsicolinguística, São Paulo: Tecmedd, p. 181-196, 2016.

ELLIS, Andrew; LAMBON RALPH, Mathews. Age of acquisition effects in adult lexical processing reflects loss of plasticity in maturing systems: Insights from connectionist networks. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 26, p. 1103-1123, 2000. https://doi.org/10.1037/0278-7393.26.5.1103

FEIDEN, Juliana. A. O acesso lexical na afasia: anomia, parafasia e estratégias comunicativas na produção oral. 2014. 147 fl. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FRANÇA, Aniela I.; LEMLE, Miriam; GESUALDI, Aline da R.; CAGY, Mauricio; INFANTOSI, Antonio Fernando C. A neurofisiologia do acesso lexical: palavras em português. Revista Veredas, v. 12, n. 2, p. 34-49, 2008.

GANDOLFO, Monica. C. A classificação das afasias em questão: lugares de institucionalização e de questionamento. 2006. 180 fl. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GOODGLASS, Harold; WINGFIELD, Arthur; HYDE, Mary R.; GLEASON, Jean B.; BOWLES, Nancy L.; GALLAGHER, Roberta E. The importance of word-initial phonology: Error patterns in prolonged naming efforts by aphasic patients. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 3, n 2, p. 128-138, 1997.

GORDON, Jean K. Phonological neighborhood effects in aphasic speech errors: spontaneous and structured contexts. Brain and Language, v. 82, p. 113-145, 2002. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(02)00001-9

KITTREDGE, Audrey; DELL, Gary S.; VERKULLEN, Jay; SCHWARTZ, Myrna. Where is the effect of frequency in word production? Insights from aphasic picture naming errors. Cognitive Neuropsychology, v. 25, n. 4, p. 463-492, 2008. https://doi.org/10.1080/02643290701674851

LEVELT, Willem. J. M.; ROELOFS, Ardy; MEYER, Antje S. A theory of lexical access in speech production. Brain and Behavioral Science, v. 22, p. 1-75, 1999.

LIMA, Bruna. S. Afasia e Linguagem figurada: o acesso lexical dentro de contextos metafóricos. 2010. 303 fl. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MANSUR, Letícia L.; MACHADO, Thaís. H. Afasias: Visão Multidimensional da Atuação do Fonoaudiólogo. In: FERREIRA, Leslie P.; BEFI-LOPES, Débora Maria; LIMONGI, Suely Cecília O. (Org.). Tratado de fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. p. 392-401.

McCLELLAND, James L.; ELMAN, Jeffrey L. The TRACE model of speech perception. Cognitive Psychology, v. 18, p. 1-86, 1986. https://doi.org/10.1016/0010-0285(86)90015-0

MEDEIROS, Joyse; WEISSHEIMER, Janaina; FRANÇA, Aniela I.; RIBEIRO, Sidarta. Acesso lexical: uma rota dupla para o português brasileiro. Fórum Linguístico, v. 11, n 3, p. 278-292, jul./set. 2014. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p278

MORRISON Catriona M.; ELLIS Andrew W.; QUINLAN Philip T. Age of acquisition, not word frequency, affects object naming, not object recognition. Memory and Cognition, v. 20, n. 6, p. 705-714, 1992. https://doi.org/10.3758/BF03202720

NOZARI, Nazbanou; KITTREDGE, Audrey K.; DELL, Gary S.; SCHWARTZ, Myrna. F. Naming and repetition in aphasia: Steps, routes, and frequency effects. Journal of Memory and Language, v. 63, n 4, p. 541–559, 2010. https://doi.org/10.1016/j.jml.2010.08.001

OLDFIELD, Richard. C.; WINGFIELD, Arthur. Response latencies in naming objects. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 17, p. 273-281.

ORTIZ, Karin Z. Avaliação das Afasias. In: ORTIZ, Karin Z. Distúrbios Neurológicos Adquiridos: Linguagem e Cognição. São Paulo: Ed. Manole, p. 65-93, 2010.

PISONI, David. B.; NUSBAUM Hoeard.C.; LUCE Paul A.; SLOWIACZEK Louise M. Speech Perception, word recognition and the structure of the lexicon. Speech Communication, v. 4, p. 75-95, 1985. https://doi.org/10.1016/0167-6393(85)90037-8

POMPÉIA, Sabine; MIRANDA, Mônica Carolina; BUENO, Orlando Francisco A.A set of 400 pictures standardised for portuguese – Norms for name agreement, familiarity and visual complexity for children and adults. Arquivos de Neuro-psiquiatria, v. 59, p. 330-337, 2001. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2001000300004

PROTOPAPAS, Athanassios. CheckVocal: A program to facilitate checking the accuracy and response time of vocal responses from DMDX. Behavior Research Methods. v. 39, n 4, p. 859-862, 2007. https://doi.org/10.3758/BF03192979

RAPP, Brenda; GOLDRICK, Mathew. Discreteness and interactivity in spoken word production. Psychological Review, v. 107, n 3, p. 460-499. https://doi.org/10.1037/0033-295X.107.3.460

ROSSION, Bruno; POURTOIS, Gille. Revisiting Snodgrass and Vanderwart's object set: The role of surface detail in basic-level object recognition. Perception, v. 33, p. 217-236, 2004. https://doi.org/10.1068/p5117

SANFELIU, Maria. Carmen; FERNÁNDEZ, Angel.A set of 254 Snodgrass–Vanderwart pictures standardized for Spanish: Norms for name agreement, image agreement, familiarity, and visual complexity. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 28, n 4, p. 537-555, 1996. https://doi.org/10.3758/BF03200541

SCARPA, Esther M. Marcado vs. Não-marcado na aquisição e na afasia. Estudos Linguísticos, v. XXXIV, p. 839-844, 2005.

SCHWARTZ, Myrian; WILSHIRE Carolyn, E.; Gagnon, Deborah A.; Polansky Marcia. Origins of nonword phonological errors in aphasic picture naming. Cognitive Neurospychology v. 21, p. 159–186, 2004. https://doi.org/10.1080/02643290342000519

SCLIAR-CABRAL, Leonor; BARBOSA, Ana Maria Soares. Adaptação ao português do Teste M1-Alpha de André Roch Lecours e respectivo protocolo. Montreal: Guggenheim Foundation, 1981.

SENNA, Fernanda D. Acesso e representação lexical na produção de afásicos sob a ótica da Fonologia de Uso. 2013. 189 fl. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SNODGRASS, Joan G.; VANDERWART, Mary. A Standardized Set of 260 Pictures: Norms for Name Agreement, Image Agreement, Familiarity and Visual Complexity. Journal of Experimental Psychology: Human Learning and Memory. v. 6, n 2, p. 174-215, 1980. https://doi.org/10.1037/0278-7393.6.2.174

VITEVITCH, Michael S.; STAMER, Melissa K. The curious case of competition in Spanish speech production. Language and Cognitive Processes, v. 21, n 3, p. 760-770, 2006.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Senna, F. D., & Gomes, C. A. (2018). Acesso lexical na afasia. Letrônica, 10(2), 672–688. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26421