Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional

Autores

  • Ana Paula Scholl Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26180

Palavras-chave:

Experiência linguística, Autoavaliação de proficiência, Questionário de histórico da linguagem.

Resumo

Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são  associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 participantes brasileiros falantes de inglês como língua adicional com a proficiência reportada por eles no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Os resultados sugerem que os fatores relacionados a marcos de idade, tempo de imersão e uso atual da língua associam-se de forma significativa à proficiência autorreportada pelos
participantes.

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

Scholl, A. P., Finger, I., & Fontes, A. B. A. da L. (2018). Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional. Letrônica, 10(2), 689–699. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26180