Considerações sobre a poética do pós-modernismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.1.22205Palavras-chave:
Linda Hutcheon, Pós-modernismo, Metaficcção historiográfica.Resumo
Este artigo aborda o pensamento de Linda Hutcheon (1988) acerca das contradições típicas da poética pós-moderna, que, longe de rejeitar o passado, na verdade o retoma, principalmente por meio da paródia, com o intuito de questioná-lo, desafiá-lo, mas sem descartá-lo completamente, ou, como diz esta autora, sem implodi-lo.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. Tradução de Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2004.
CARAGEA, Miora. Metaficção historiográfica. In: E-Dicionário de termos literários de Carlos Ceia. 2010. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1572&Itemid=2. Acesso em: 09 mar. 2013.
CEIA, Carlos. Paródia. In: E-Dicionário de termos literários de Carlos Ceia. 2010. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_
id=353&Itemid=2. Acesso em: 22 out. 2012.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Tradução de Fabiana Komesu. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
CORREIA, Hélia. Soma. Lisboa: Relógio d’agua Editores, 1987.
FROTA, Adolfo José de Souza. A paródia em “Conto barroco ou unidade tripartita”. s./d. Disponível em: http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/8adolfo.htm. Acesso em: 22 out. 2012.
HUTCHEON, Linda. A poética do pós modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
______. A incredulidade a respeito das metanarrativas: articulando pós-modernismo e feminismos. Tradução de Margareth Rago. Labrys, estudos feministas, n. 1-2, jul.-dez. 2002. Disponível em: http://www.tanianavarroswain.com.br/labrys/labrys1_2/
linda1.html. Acesso em: 26 nov. 2012.
MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. 52. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, s./d.
______. Dicionário de termos literários. 12. ed., revista e ampliada. São Paulo: Cultrix, 2004.
MOREIRA, Zenóbia Collares. Humor e crítica no teatro de Gil Vicente. Natal, RN: Econômica, 2005.
PLAUTO & TERÊNCIO. A comédia latina: Anfitrião, Aululária, Os cativos, O gorgulho, Os adelfos, O eunuco. Prefácio, seleção, tradução e notas de Agostinho da Silva. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANGSUE, Daniel. La Parodie. Paris: Hachete Supérier, 1994.
SEABRA PEREIRA, José Carlos. Alotropia e desejo de plenitude na modernidade ocidental. In: X Semana Cultural da UC. 2008.
______. Frágil contingência e terna solicitude na literatura
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.