Por uma teoria da metáfora na interface entre Neurociências e Pragmática

Autores

  • Kári Lúcia Forneck PUCRS, UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19502

Palavras-chave:

Metáfora, Neurociências, Teoria da Relevância, Interface Metateórica.

Resumo

Este estudo propõe uma análise das inferências decorrentes de enunciados metafóricos na interface entre Neurociências e Pragmática, para descrição e explicação do processamento inferencial decorrente da compreensão desses enunciados. De um lado, do ponto de vista das Neurociências, via Coarse-code Hypothesis (SHIBATA et al., 2007; EVIATAR e JUST, 2006) e Dynamic Spillover Hypothesis (PRAT et al., 2012), descreveram-se as estruturas corticais recrutadas no processamento da metáfora. De outro, do ponto de vista da Pragmática, via Teoria da Relevância (TR), explicou-se a natureza das inferências decorrentes de enunciados metafóricos pela produção de conceitos ad hoc (WILSON e SPERBER, 2012). Na interface entre essas
diferentes disciplinas, evidenciou-se que as inferências produzidas no processamento de enunciados metafóricos podem ser descritas e explicadas, numa perspectiva interdisciplinar, de maneira mais complexa (COSTA, 2007). Desenhou-se, assim, uma abordagem da metáfora cujo potencial descritivo se fundamenta nos achados em Neurociências e cujo potencial explanatório se fundamenta na Pragmática, pela produção dos conceitos ad hoc. Os achados corroboram a tese central pretendida neste estudo, a de que os objetos de investigação, neste caso a metáfora, se desenhados
na interface, podem ser descritos e explicados de maneira mais complexa, à medida que propriedades de natureza complexa interagem entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kári Lúcia Forneck, PUCRS, UNIVATES

Doutoranda em Linguística pela PUCRS Professora do Curso de Letras na UNIVATES

Referências

CARSTON, Robin. Metaphor, ad hoc concepts and word meaning. UCL working papers in linguistic, v. 14, p. 83-105, 2002.

CARSTON, Robin; POWELL, George. Relevance Theory: New Directions and Developments. In: LEPORE, Ernest; SMITH, Barry C. The Oxford Handbook of Philosophy of Language. London: Oxford University Press, 2006.

COSTA, Jorge Campos da. The sciences of language: communication, cognition and computation. In: AUDY, J.; MOROSINI, M. Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 345-360.

EVIATAR, Zohar; JUST, Marcel A. Brain correlates for discourse processing: an fMRI investigation of irony and conventional metaphor comprehension. Neuropsychologia, v. 44, n. 12, p. 2348-2359, 2006. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2006.05.007

FERSTL, Evelyn C. The functional neuroanatomy of text comprehension: what’s the story so far? In: SCHMALHOFER, Franz; PERFETTI, Charles A. Higher Level Language in the Brain: Inference and Comprehension Processes. London: Psychology Press, 2012. p. 53-102.

GRICE, Paul. Mening. In: STEINBERG, Danny; JAKOBOVITS, Leon. Semantics: an interdisciplinary reader in philosophy, linguistics and psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1975. p. 52-65.

MASON, Robert A.; WILLIAMS, Diane L.; KANA, Rajesh K.; MINSHEW, Nancy; JUST, Marcel A. Theory of Mind disruption and recruitment of the right hemisphere during narrative comprehension in autism. Neuropsychologia, v. 46, p. 269-280, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2007.07.018

NOVECK, Ira; BIANCO, Maryse; CASTRY, Alain. The costs and benefits of metaphor. Metaphor and Symbol, v. 16, p. 109-121, 2001.

POEPPEL, David; EMBICK, David. Defining the relation between linguistics and neuroscience. In: CUTLER, A. (Ed.). Twenty-First Century Psycholinguistics: Four Cornerstones. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2005, p. 103-118.

PRAT, Chantel S.; MASON, Robert A.; JUST, Marcel A. Individual differences in the neural basis of causal inferencing. Brain and Language, v. 116, p. 1-13, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/j.bandl.2010.08.004

PRAT, Chantel S.; MASON, Robert A.; JUST, Marcel A. An fMRI investigation of analogical mapping in metaphor comprehension: The influence of context and individual cognitive capacities on processing demands. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 38, p. 282-294, 2012. http://dx.doi.org/10.1037/a0026037

SAXE, Rebecca; KANWISHER, Nancy. People thinking about thinking people: the role of the temporo-parietal junction in “theory of mind”. NeuroImage, v. 19, p. 1835-1842, 2003. http://dx.doi.org/10.1016/S1053-8119(03)00230-1

SEARLE, John R. (1982). Metaphor. In: DAVIS, S. Pragmatics: a reader. New York: Oxford University Press, 1991. p. 519-539.

SHIBATA, Midori; ABE, JJun-ichi; TERAO, Atsushi; MIYAMOTO, Tamaki. Neural mechanisms involved in the comprehension of metaphoric and literal sentences: An fMRI study. Brain Research, 1166, p. 92-102, 2007. http://dx.doi.org/10.1016/j.brainres.2007.06.040

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication & cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell, 1986.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Loose talk. In: DAVIS, S. Pragmatics: a reader. New York: Oxford University Press, 1991. p. 540-549.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. A deflationary account of metaphors. In: Gibbs, R. (Ed.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 84-105. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511816802

TENDAHL, Markus; GIBBS JR., Raymond W. Complementary perspectives on metaphor: cognitive linguistics and relevance theory. Journal of Pragmatics, v. 40, p. 1823-1864, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.pragma.2008.02.001

WILSON, Deidre; CARSTON, Robin. Metaphor, Relevance and the ‘Emergent Property’ Issue. In: Mind and Language, v. 21, n. 3, p. 404-433, 2006. http://dx.doi.org/10.1111/j.1468-0017.2006.00284.x

WILSON, Deidre; SPERBER, Dan. Meaning and Relevance. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. E-book.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Forneck, K. L. (2015). Por uma teoria da metáfora na interface entre Neurociências e Pragmática. Letrônica, 8(1), 8–19. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19502

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)