O rito de passagem da viagem em <em>O amor nos tempos do cólera</em>, de Gabriel García Márquez

Autores

  • Zilda Dourado Dourado-Pinheiro Universidade Federal de Goiás
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17886

Palavras-chave:

Ritos de passagem, Viagem, Mito, romane

Resumo

Este trabalho é parte integrante de uma dissertação de mestrado intitulada O rito da viagem em O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez (DOURADO, 2013). A seguinte pesquisa considera o rito de passagem em conformidade com os estudos de Van Gennep (2011), definido como um processo cíclico de transformação individual, marcado por rituais simbólicos e cerimonias formais realizados pelo indivíduo em seu meio social. Assim, a viagem é considerada um rito de passagem para esse autor, um processo de iniciação, porque a transição espacial-temporal que a caracteriza proporciona ao viajante a construção de um novo modo de ser, em contato com uma nova cultura, uma nova vida. Em O amor nos tempos do cólera, o rito da viagem está associado às principais transformações da vida humana (nascimento, puberdade, casamento e morte). No entanto, o presente artigo abordará o rito da viagem em relação ao rito da morte, devido às diferentes visões culturais sobre o fim da vida confrontadas pela narrativa. Tal análise é feita a partir dos postulados da Antropologia do Imaginário, uma vez que esta nos permite analisar as dimensões simbólica e mítica inerentes aos ritos de passagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHEVALIER, Jean. El diccionario de los símbolos. Adaptado por Jose Ollives Pung. Barcelona: Editorial Herder, 1986.

DOURADO, Z. O rito da viagem em O amor nos tempos do cólera, de Gabriel García Márquez. 2013. 93f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Trad. de Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MÁRQUEZ, Gabriel García. O amor nos tempos do cólera. Trad. de Antônio Callado. Rio de Janeiro: Record, 2009.

PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.

STRÔNGOLI, Maria Thereza. O discurso literário, o mítico e o multiculturalismo. In: SANTOS, Dulce; TURCHI, Maria Zaíra (Org.). Encruzilhadas do imaginário: ensaios de literatura e história. Goiânia: Cânone Editorial, 2003. p. 117-121.

VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Trad. de Mariano Ferreira. Apresentação de Roberto Damatta. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2015-03-11

Como Citar

Dourado-Pinheiro, Z. D., & do Couto, E. K. N. N. (2015). O rito de passagem da viagem em <em>O amor nos tempos do cólera</em>, de Gabriel García Márquez. Letrônica, 7(2), 868–883. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17886