As construções linguísticas "para" e "para dentro de” e a simulação mental de espaço e movimento

Autores

  • Paulo Henrique Duque UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16852

Palavras-chave:

Semântica Cognitiva, Semântica da Simulação, Preposições

Resumo

Neste artigo, verificamos em que medida a simulação mental pode capturar sutilezas da linguagem ao conectar conhecimentos linguísticos a experiências sensório-motoras. Em linhas gerais, os resultados demonstram que a simulação se torna mais detalhada em função de pistas linguísticas fornecidas pelos enunciados e pelos padrões linguísticos analisados em termos de construções gramaticais; e pelas especificações semânticas resolvidas no contexto comunicativo em curso durante a leitura/ audição de enunciados. Neste estudo, analisamos como as construções prepositivas “para” e “para dentro de” contribuem para a construção do sentido de espaço e movimento. Para isso, recorremos a uma abordagem corporificada de gramática de construção, que nos permitiu identificar os tipos de imagens mentais construídas durante a análise de construções linguísticas de espaço e movimento e como os componentes dos esquemas acionados se integram durante o processo de simulação mental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILEY, David. When push comes to shove a computational model of the role of motor control in the acquisition of action verbs. 1997. 217 f. Dissertation (PhD), Computer Science Division, UC Berkeley, 1997.

BARSALOU, Lawrence. Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 22, n. 4, p. 637–660, jul. 1999.

BERGEN, Benjamin. Mental simulation in literal and figurative language understanding. In: COULSON, Seana; LEWANDOWSKA–TOMASZCZYK, Barbara (Ed.). The literal and nonliteral in language and thought. Berlin: Lang, 2005. p. 255-280.

______. Experimental methods for simulation semantics. In: GONZALEZ-MARQUEZ, Monica et al. (Ed.). Methods in cognitive linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 2007. p. 277-301.

BERGEN, Benjamin; CHANG, Nancy. Spatial schematicity of prepositions in neural grammar. Presented at the 1999 International Cognitive Linguistics Conference in Stockholm, 1999.

______. Embodied construction grammar in simulation-based language understanding. In: OSTMAN, Jan-Ola; FRIED, Mirjan (Ed.). Construction grammars: Cognitive grounding and theoretical extensions. Amsterdam: John Benjamins, 2005. p. 147-190.

______. Embodied Construction Grammar. In: HOFFMANN, Thomas; TROUSDALE, Graeme (Ed.) Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford, UK: Oxford University Press, 2013. p. 168-190.

BERGEN, Benjamin; CHANG, Nancy; NARAYAN, Sri. Simulated action in an embodied construction grammar. Proceedings of the 26th Annual Meeting of the Cognitive Science Society. Chicago, II, 2004, p. 108-113.

BORGHI, Anna; GLENBERG, Arthur; KASCHAK, Michael. Putting words in perspective. Memory e Cognition, New York, v. 32, n. 6, p. 863-873, Set. 2004.

CHANG, Nancy. Constructing grammar: A computational model of the emergence of early constructions. 2008. 227 f. Dissertation (PhD). Computer Science Division, UC Berkeley, 2008.

CHANG, Nancy; MOK, Eva. Putting context in constructions. Proceedings of the 4th International Conference on Construction Grammar (ICCG4). Tokyo, Japan, 2006. Disponível em: <http://www1.icsi.berkeley.edu/~nchang/pubs/ChangMok06-ICCG.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2014.

CHANG, Nancy et al. Scaling cognitive linguistics: Formalisms for language understanding. Proc. 1st International Workshop on Scalable Natural Language Understanding. Heidelberg, Germany, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.

COVENTRY, Kenny R.; MATHER, Gayna. The real story of “over”? In: COVENTRY, Kenny; OLIVIER, Patrick. (Ed.). Spatial Language. Boston: Kluwer Academic Publichers, 2002.

DUQUE, Paulo. Modelo de Situação e Compreensão de Textos. In: V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal. Anais do V encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Natal: GELNE, 2011[a]. Disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B2ct9oRET0SVkJmZXFaQlNsWjg/edit?usp=drive_web>. Acesso em: 18 jun. 2014.

______. Simulação Semântica e Compreensão de Textos. In: XVI Congresso Nacional de Filologia e Linguística, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: EdUERJ, v. XVI. p. 128, 2011[b].

______. O Padrão Discursivo Conto Fantástico: uma análise construcional dos contos de Machado de Assis. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 1114-1125, 2012.

______. A integração entre affordances e restrições gramaticais no processo de compreensão de sentenças. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 370-385, 2013.

DUQUE, Paulo; COSTA, Marcos. Gramática de Construções e Simulação Mental: Construindo sentidos e arquitetando contextos. In: MOURA, Heronides; GABRIEL, Rosângela (Org.). A Cognição na Linguagem. Florianópolis: Insular, 2012[a]. p. 115-143.

______. Identidade, Integração e Imaginação: investigando a literatura fantástica. In: V Congresso Linguística e Cognição, 2012, Florianópolis. Anais do V Congresso Linguística e Cognição, v. 1. p. 109-114, 2012[b].

______. Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências. Natal: Editora da UFRN, 2012[c].

EHRSSON, Henrik; GEYER, Stephan; NAITO, Eiichi. Imagery of voluntary movement of fingers, toes, and tongue activates corresponding body-part specific motor representations. Journal of Neurophysiology, Bastheda, v. 90, n. 5, p. 3304-3316, 2003.

FELDMAN, Jerome. From Molecule to Metaphor. Cambridge, MA: Bradford MIT Books, 2006.

FILLMORE, Charles. Frame semantics. In: Linguistics in the Morning Calm, ed. by The Linguistic Society of Korea, Soeul: Hanshin, 1982, p. 111-137.

FILLMORE, Charles J.; ATKINS, Beryl. K. Towards a Frame-based organization of the lexicon: thesemantics of RISK and its neighbors. In: LEHRER, Adrienne; KITTAY, Eva (Ed.). Frames, Fields, and Contrasts: New Essays in Semantics and Lexical Organization, Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1992. p. 75-102.

FILLMORE, Charles; KAY, Paul; O’CONNOR, Mary. Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of Let Alone. Language, v. 64, n. 3, p. 501-538, 1988.

FISCHER, Martin; ZWAAN, Rolf. Embodied language: A review of the role of the motor system in language comprehension. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 61, n. 6, Maio 2008.

GALLESE, Vittorio; LAKOFF, George. The Brain’s Concepts: The Role of the Sensory-Motor System in Conceptual Knowledge. Cognitive Neuropsychology, v. 22, n. 3-4, 2005.

GLENBERG, Arthur. Language and action: creating sensible combinations of ideas. In: GASKELL, George (Ed.). The Oxford handbook of psycholinguistics. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007. p. 361-370.

GOLDBERG, Adele. Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

______. Constructions at Work: the nature of generalization in Language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

JOHNSON, Mark. The Body in the Mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

KAY, Paul; FILLMORE, Charles. Grammatical constructions and linguistic generalizations: The ‘What’s X doing Y?’ Construction. Language, v. 75, p. 1–33, 1999.

KOSSLYN, Stephan; GANIS, Giorgio; THOMPSON, William. Neural foundations of imagery. Nature Reviews Neuroscience, v. 2, p. 635 -642, Set. 2001.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

______. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.

______. Women, Fire, and Dangerous Things. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LANGACKER, Ronald. Concept, Image, and Symbol. New York: Mouton de Gruyter, 1991.

LOTZE, Martin et al. Activation of cortical and cerebellar motor areas during executed and imagined hand movements: An fMRI study. Journal of Cognitive Neuroscience, MIT, v. 11, n. 5, 491-501, Set. 1999.

NARAYANAN, Sri. KARMA: Knowledge-Based Active Representations for Metaphor and Aspect. 1997. 290 f. Ph.D. Dissertation (Computer Science Division) - University of California, Berkeley, 1997.

NYBERG, Lars et al. Reactivation of motor brain areas during explicit memory for actions. NeuroImage, Elsevier, v. 14, n. 2, p. 521-528, Ago. 2001.

PORRO, Carlo et al. Primary motor and sensory cortex activation during motor performance and motor imagery: a functional magnetic resonance imaging study. Journal of Neuroscience, v.16, n. 23, p. 7688–7698, Dez. 1996.

WHEELER, Mark; PETERSEN, Steven; BUCKNER, Randy. Memory’s echo: Vivid remembering reactivates sensory specific cortex. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 97, p. 11125–11129, 2000.

ZWAAN, Rolf. Situation models: the mental leap into imagined worlds. Current Directions in Psychological Science, v. 8, n. 1, p. 15-18, Fev. 1999.

ZWAAN Rolf; RADVANSKY, Gabriel. Situation models in language comprehension and memory. Psychological Bulletin, v. 123, n. 2, p. 162-185, Mar. 1998.

ZWAAN, Rolf; MADDEN, Carol. Embodied sentence comprehension. In: PECHER, Diane; ZWAAN, Rolf (Ed.). Grounding cognition: the role of perception and action in memory, language, and thought. New York, NY: Cambridge University Press, 2005. p. 224–245.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Duque, P. H. (2014). As construções linguísticas "para" e "para dentro de” e a simulação mental de espaço e movimento. Letrônica, 7(1), 298–324. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16852