O livro didático de língua portuguesa: a autoria e suas coerções

Autores

  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

livros didáticos de Língua Portuguesa, autoria, coerções

Resumo

Este artigo objetiva discutir a autoria e as possíveis coerções envolvidas na produção do livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a partir da observação e análise das orientações presentes nos manuais didáticos, referentes à abordagem de textos visuais e verbo-visuais, em duas coleções, indicadas pelo PNLEM 2009. Para este recorte, selecionamos uma atividade de leitura e seis excertos dos manuais dos professores. Buscamos, no confronto dos dados, compreender como as orientações presentes nos documentos oficiais de ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio interferem na produção dos livros e podem revelar as coerções envolvidas nesse processo.  Para tanto, a discussão ancora-se no arcabouço teórico enunciativo-discursivo de Bakhtin e o Círculo, que nos auxilia a compreender como os conflitos envolvidos na produção dos livros podem ser percebidos nos exemplares editados e analisados, em uma perspectiva dialógica de pesquisa.  A análise do corpus revelou que as orientações constantes nos manuais nem sempre se efetivaram na proposta pedagógica dos autores, demonstrando claramente um conflito entre vozes autorais e oficiais e uma lacuna entre o que é proposto nos manuais dos professores e as propostas de leitura dos textos visuais e verbo-visuais que de fato se efetivaram nos livros analisados.

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Biografia do Autor

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP/LAEL. Bolsista CNPQ. Professora Mestre do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Temas de investigação: ensino-aprendizagem de leitura, letramento, verbo-visualidade, livros didáticos. Artigo publicado na Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. MOREIRA DA COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da Costa; PAES DE BARROS, Cláudia Graziano. Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?, Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 38-56, Jul./Dez. 2012. http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605/9323. e-mail: [email protected]

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Moreira da Costa, E. P. (2014). O livro didático de língua portuguesa: a autoria e suas coerções. Letrônica, 6(2), 521–548. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/15031