Hans Robert Jauss e a hermenêutica literária

Autores

  • Bruno Brizotto Universidade de Caxias do Sul
  • Lisana Teresinha Bertussi Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Hermenêutica literária, Estética da recepção, Hans Robert Jauss, Hans-Georg Gadamer

Resumo

Exame das relações entre hermenêutica e Estética da recepção, sobretudo da hermenêutica literária, ramo da hermenêutica, cuja organização metodológica é exigida e providenciada por Hans Robert Jauss, um dos maiores expoentes da Escola de Constança, berço da Estética da recepção. Corolário desse exercício é a efetivação de um rico e produtivo diálogo entre a filosofia e os estudos literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Brizotto, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista da CAPES. Áreas de atuação: Estéticas da recepção e do efeito, Italo Calvino, Erico Verissimo, Fenomenologia, Hermenêutica, Desconstrucionismo, História da Literatura e Literatura Sul-Rio-Grandense.

Lisana Teresinha Bertussi, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS), com estágio pós-doutoral pela mesma instituição. Docente e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul. Áreas de atuação: Teoria da Literatura, literatura brasileira (com ênfase na sul-rio-grandense) e de língua espanhola, regionalismo, regionalidade, literatura oral e popular, poesia e modernidade. 

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Brizotto, B., & Bertussi, L. T. (2014). Hans Robert Jauss e a hermenêutica literária. Letrônica, 6(2), 735–752. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/14889