O que é que se faz com os resultados do VARBRUL?

Autores

  • Odete Pereira da Silva Menon UFPR
  • Loremi Loregian-Penkal UNICENTRO
  • Edson Domingos Fagundes UTFPR

Palavras-chave:

Sociolinguística quantitativa, ortogonalidade, alternância Tu/Você, concordância nominal, ocupação do território, banco de dados VARSUL.

Resumo

Este trabalho objetiva trazer à tona algumas discussões sobre a leitura dos dados estatísticos e as conclusões tiradas a priori, evidenciando a importância de se considerar, entre outras questões, a ortogonalidade na distribuição dos dados, pois alguns dos resultados que obtivemos com o programa VARBRUL geraram algumas reflexões. Para isso, vamos apresentar (i) resultados obtidos na análise da alternância tu/você nas localidades do VARSUL em que ela se apresenta, e (ii) da análise da Concordância Nominal (CN) nas cidades paranaenses do banco – Londrina, Irati e Pato Branco. Na análise da CN constatamos que há diferenças no tocante à seleção de variáveis, a depender do tipo de colonização da região analisada (para Londrina e Pato Branco, colonização interna; Irati, colonização externa), razão pela qual deixamos de considerar, neste trabalho, a cidade de Curitiba, que representa o Paraná “velho”. Na análise da alternância tu/você (LOREGIAN-PENKAL, 2004) ficou evidenciada a importância de se considerar a análise da variação no indivíduo o que, mutatis mutandis, pode se aplicar aos resultados individualizados da CN nas três cidades. As análises dos dados foram feitas pelo viés da sociolinguística quantitativa, pelo pacote VARBRUL, e levaram em conta fatores linguísticos e extralinguísticos. Assim esperamos demonstrar como o banco de dados VARSUL vem contribuindo para a descrição dos fenômenos variáveis do português do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odete Pereira da Silva Menon, UFPR

Odete Pereira da Silva Menon, Departamento de Linguística - UFPR

Loremi Loregian-Penkal, UNICENTRO

Loremi Loregian-Penkal, Departamento de Letras, UNICENTRO.

Edson Domingos Fagundes, UTFPR

Edson Domingos Fagundes, Departamento de Letras, UTFPR.

Downloads

Publicado

2013-10-14

Como Citar

Menon, O. P. da S., Loregian-Penkal, L., & Fagundes, E. D. (2013). O que é que se faz com os resultados do VARBRUL?. Letrônica, 6(1), 319–337. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/13247