A semântica global e a constituição do ethos discursivo em práticas discursivas indígenas
Palavras-chave:
Semântica Global, Ethos Discursivo, Análise do Discurso.Resumo
Este artigo discute os planos da semântica global e a constituição do ethos discursivo em práticas discursivas indígenas vivenciadas por sujeitos de população indígena tupiniquim da aldeia Pau-Brasil, localizada em Aracruz-ES. O objetivo é examinar, no discurso A mulher e a cobra, as dimensões da semântica global e a constituição do ethos discursivo no funcionamento de práticas culturais do cotidiano, vivenciadas por estes sujeitos, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, de modo particular, nas perspectivas que vêm sendo propostas por Maingueneau. Privilegiamos, na análise, os planos da semântica global, em especial, a categoria ethos discursivo. Verificamos que as práticas discursivas depreendidas do cotidiano indígena nos forneceram uma chave para a compreensão da constituição do ethos discursivo no discurso analisado, uma vez que é também por meio delas que conhecimentos e ideias se tornam realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.