A Ética das Virtudes de Alasdair MacIntyre: implicações para a moralidade contemporânea

Autores

  • Aléssio da Rosa Universidade Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2016.2.23690

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ética das Virtudes. Tradição. Moralidade Contemporânea.

Resumo

O presente artigo quer esboçar um possível caminho para uma ética comunitarista, segundo MacIntyre, tendo como problemática a sua repercussão na atualidade e suas possíveis implicações na reflexão filosófica contemporânea. A Ética Comunitarista é uma proposta de atualização da ética aristotélica/tomista. Apoiado nas teorias de Aristóteles e Tomás de Aquino, MacIntyre percebe que serão os conceitos de tradição, prática e narrativa da vida humana - que fornecerão as bases e princípios teóricos para a compreensão do papel das virtudes no contexto contemporâneo. Para o filósofo escocês, o ser humano é parte integrante de um contexto social, onde realiza diversos tipos de ações que estão interligadas entre si, e que trazem resultados tanto para o sujeito que as exerce, quanto para toda a comunidade em que esse sujeito vive. Portanto, o debruçar-se sobre o pensamento de MacIntyre é uma rica oportunidade para dialogar com a reflexão no campo ético frente às sociedades contemporâneas pluralistas e multiculturais.

Palavras-chave: Ética das Virtudes. Tradição. Moralidade Contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aléssio da Rosa, Universidade Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutorando da Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo-RS. Graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BORRADORI, GIOVANNA. A filosofia americana, São Paulo: ed. UNESP, 2003.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. A contemporaneidade de Aristóteles na Filosofia moral de Alasdair MacIntyre, Síntese, 2001, 37-66.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. Comunidade Moral e Política na ética das virtudes de Alasdair MacIntyre. Ética: Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 17- 30, ago 2007.

CARVALHO, HELDER. BUENOS. AIRES. Tradição e Racionalidade na filosofia de Alasdair MacIntyre. São Paulo: Unimarco, 1999

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: ACCESS, 2007.

MACINTYRE, ALASDAIR. Dependent Rational Animals: Why Human Beings Need the Virtue, London, 1999.

MACINTYRE, ALASDAIR. Depois da virtude. Um estudo em teoria moral. Trad. Jussara Simões. Bauru, SP, EDUSC, 2001.

MACINTYRE, ALASDAIR. Justiça de quem? Qual Racionalidade? Trad. Marcelo Pimenta Marques. São Paulo: 4ª. ed. Loyola, 1991.

RIBEIRO, ELTON. VITORIANO. Reconhecimento ético e virtudes. São Paulo: Loyola, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Rosa, A. da. (2016). A Ética das Virtudes de Alasdair MacIntyre: implicações para a moralidade contemporânea. Intuitio, 9(2), 33–45. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2016.2.23690