O ontem e o hoje da indústria cultural: do folhetim aos vlogs e redes sociais

Autores

  • Fabio Goulart (PUCRS) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17409

Palavras-chave:

Industria Cultural, Teoria Crítica, Globalização, Internet. Web 2.0

Resumo

Este artigo está dividido em cinco partes e tem como objetivo geral apresentar o desdobramento histórico da indústria cultural desde seu princípio até os dias atuais, analisando e apresentado a crítica dos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer à tal indústria, também será trabalhada, baseado em autores contemporâneos de diversas áreas, uma atualização de tal crítica, contemplando os conceitos de Globalização e Comunicação em Rede, bem como as tecnologias da TV por satélite, Internet e Web 2.0 que não existiam em meados dos anos 1940.  

Palavras-chaves: Industria Cultural. Teoria Crítica. Globalização. Internet. Web 2.0.

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Biografia do Autor

Fabio Goulart (PUCRS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014) e pela Universidad de la Republica (URUGUAI - Sandwich) Possui graduação (Licenciatura Plena e Bacharelado) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006-2011). Atualmente é assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: Filosofia e Interdisciplinaridade (PUCRS) e Filosofia Sistemática: Dialética e Filosofia do Direito (PUCRS). É o criador e Administrador do site FilosofiaHoje.com que é um dos maiores sites de filosofia do Brasil.

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Publicado

2014-11-18

Como Citar

Goulart (PUCRS), F. (2014). O ontem e o hoje da indústria cultural: do folhetim aos vlogs e redes sociais. Intuitio, 7(2), 104–121. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.2.17409

Edição

Seção

Artigos