Apresentação - Dossiê em Filosofia & Probabilidade

  • André Neiva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Felipe Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

---

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Neiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa temas de epistemologia formal, epistemologia analítica tradicional e teoria normativa da decisão: teoria da utilidade epistêmica, argumentos a favor do probabilismo (dutch book, argumento da calibragem, argumento baseado no teorema representacional, argumento da acurácia), Bayesianismo subjetivo e objetivo (teoria Bayesiana da confirmação, justificação do princípio de condicionalização, princípio de indiferença e princípio principal, medidas de confirmação e tentativas de resposta ao problema da evidência antiga), modelos formais para graus de crença (probabilidades subjetivas, modelo Dempster-Shafer e teoria de possibilidade), probabilidades comparativas, princípios de conexão entre os modelos de crença simpliciter e graus de crença, teoria causal da decisão e relações entre justificação epistêmica e probabilidade. Também pesquisa tópicos de filosofia da probabilidade e filosofia da religião. É editor-chefe, ao lado de Luis Rosa e Leonardo Ruivo, da série Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology da Editora Fi.
Felipe Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa atualmente temas de epistemologia analítica tradicional, epistemologia formal e epistemologia social. Seus principais interesses residem nas seguinte áreas: Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e Epistemologia.
Publicado
2018-07-30
Como Citar
Neiva, A., & Medeiros, F. (2018). Apresentação - Dossiê em Filosofia & Probabilidade. Intuitio, 11(1), 03-06. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2018.1.31454