Os “novos bandeirantes” em marcha: o jornal Anhanguera como expressão do ideário bandeirista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.2.34649

Palavras-chave:

apropriação, bandeirante, ideologia, política.

Resumo

No presente artigo, avaliaremos a importância do jornal Anhanguera como principal veículo midiático de divulgação do ideário do Movimento Bandeira em meados de 1937. Para tanto, discutiremos as bases ideológicas desse movimento, seus membros e a forma de divulgação de seu ideário e, ao mesmo tempo, apontaremos como esse jornal foi recebido entre militares e civis. Um último ponto de destaque desse artigo será a forma como os redatores do jornal Anhanguera criticavam a figura de Getúlio Vargas e defendiam a candidatura de Armando de Salles à Presidência da República. Para que seja possível o desenvolvimento desse estudo, contaremos com as contribuições de Norbert Elias, Roger Chartier e Tania Regina de Luca, de modo que, esses autores nos auxiliarão no entendimento da articulação de uma “sociedade de indivíduos” através do jornal Anhanguera, a qual tem como habitus social a apropriação das representações literária do bandeirante paulista recheada por representações políticas.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, TO.

Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil), Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, GO, Brasil), professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Coelho, G. L. S. (2020). Os “novos bandeirantes” em marcha: o jornal Anhanguera como expressão do ideário bandeirista. Estudos Ibero-Americanos, 46(2), e34649. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.2.34649

Edição

Seção

Imprensa, cultura e circulação de ideias