O corpo que se manifesta na imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.1.31270

Palavras-chave:

Marielle Franco. Levantes. Gestos. Imagem.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as fotografias produzidas pelo coletivo Mídia Ninja das manifestações em protesto contra o assassinato de Marielle Franco – vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL – no dia 14 de março de 2018, na região central da cidade. Em momentos de luto como esse, os corpos se colocam nas manifestações como barreiras para o avanço de abusos e como defesa de seus direitos. Tendo como base as investigações do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman a respeito das imagens e gestos dos levantes, interrogo sobre a potência dos corpos que aparecem nas imagens fotojornalísticas. Também, partindo da proposição de W. J. T. Mitchell, procuro pensar as fotografias do levante que pedem justiça por Marielle Franco a partir de um deslocamento do poder para o desejo.

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Biografia do Autor

Dúnya Pinto Azevedo, Fundação Mineira de Educação e Cultura

É doutora na área de Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (Paris/França); é mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ); possui graduação em Comunicação Social (PUC/MG). Tem experiência profissional na área de Comunicação Social com ênfase em Design Editorial e Fotografia. Sua pesquisa está voltada para os regimes de sentido da imagem fotográfica e as relações entre arte, documento e memória. Ministra cursos de curta duração e workshops ligados a fotografia, arte e cultura; análise de imagem; imagens na mídia e nas artes. Atualmente é professora da Fundação Mineira de Educação e Cultura nos cursos de Mestrado em Estudos Culturais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, com experiência em projetos de pesquisa. É componente do grupo de pesquisa do CNPQ " Comunicação, Cultura e Mudança Social".

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Publicado

2019-03-22

Como Citar

Azevedo, D. P. (2019). O corpo que se manifesta na imagem. Estudos Ibero-Americanos, 45(1), 115–124. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2019.1.31270

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, História e Memória (1968-2018)