Imagens encenadas? Atos performativos e construção de sujeitos nas fotografias de moda

Autores

  • Maria do Carmo Teixeira Rainho Arquivo Nacional

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27736

Palavras-chave:

História, Fotografia, Moda, Cultura Visual

Resumo

A fotografia de moda, especialmente após a década de 1960, se libertou da tarefa de representar a moda como mercadoria, tornando-se experimental ou não convencional e estreitando ainda mais as suas relações com a arte. Também caracteriza a fotografia de moda, o fato de que, hoje, para além dos propósitos comerciais, possui um consentimento para discutir temas e pautas que outros tipos de imagem não apresentam. O objetivo do artigo é examinar as possibilidades do uso das fotografias de moda nas pesquisas acadêmicas e as questões que elas engendram no que tange a temas como beleza, gênero e idade.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Teixeira Rainho, Arquivo Nacional

Pesquisadora - Arquivo Nacional

Doutora em História - UFF

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Rainho, M. do C. T. (2018). Imagens encenadas? Atos performativos e construção de sujeitos nas fotografias de moda. Estudos Ibero-Americanos, 44(1), 28–40. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27736

Edição

Seção

Dossiê - Fotografia, Cultura Visual e História: perspectivas teóricas e metodológicas