A educação estética da Nação e a “Campanha do Bom Gosto” de António Ferro (1940-1949)

Autores

  • Carla Ribeiro Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.24663

Palavras-chave:

António Ferro, “Campanha do Bom Gosto”, Estado Novo, Secretariado de Propaganda Nacional, Estética

Resumo

A “Campanha do Bom Gosto” foi colocada em marcha por António Ferro, director do Secretariado de Propaganda Nacional, em 1940, no seguimento das Comemorações Centenárias então realizadas, constituindo uma iniciativa cultural cujo propósito assumido era o de criar uma consciência estética entre os portugueses. Abarcando intervenções e iniciativas muito diversas, procurou instituir um modelo estético que criasse uma fachada para a Nação, apresentando-a como um país civilizado, por oposição a um país de revoluções, simultaneamente moderno e tradicional. Este artigo procura analisar essa campanha, fruto de um contexto político autoritário e ditatorial, o Estado Novo, saber quais as suas origens, formatos e intenções e descobrir que marcas deixou no Portugal democrático do século XXI e na sua identidade.

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Biografia do Autor

Carla Ribeiro, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Doutora em História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “Imagens e representações de Portugal. António Ferro e a elaboração identitária da Nação”. Docente na área de Estudos Culturais e Sociais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Investigadora do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, UP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESEP), na área da História cultural do século XX, com enfoque no período do Estado Novo. Tem-se dedicado ao estudo das políticas e organismos culturais do Estado Novo, com enfoque no SPN/SNI; aos estudos folcloristas portugueses nos séculos XIX e XX, em ligação com questões da identidade nacional; ao cinema português no Estado Novo, e, ultimamente, às questões do turismo no século XX.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

Ribeiro, C. (2017). A educação estética da Nação e a “Campanha do Bom Gosto” de António Ferro (1940-1949). Estudos Ibero-Americanos, 43(2), 289–302. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.24663

Edição

Seção

Dossiê: História, cotidiano e memória social: a vida comum sob as ditaduras no século XX