Contextos ideacionais e redes ativistas em processos de difusão institucional
o caso da reforma universitária de 1918
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.37375Palavras-chave:
Difusão, Reforma, Universidade, América Latina, IdeiasResumo
Os estudos sobre difusão das políticas se tornaram mais atraentes e relevantes como forma de entender as inovações e as mudanças nas políticas públicas. Sob esse conceito, exploramos aqui um dos casos mais marcantes de difusão institucional na América Latina: o processo de transformação das universidades vinculado ao movimento de reformas que agitou a Universidade de Córdoba, na Argentina, em 1918. Os princípios dessa reforma inspiraram mudanças institucionais muito importantes e continua sendo um eixo de discussões sobre o ensino superior na região. A maioria de seus preceitos (autonomia política, co-governo estudantil, extensão e compromisso social) vive hoje e é defendida como pilares fundamentais da universidade latino-americana. Assim, a principal questão que este artigo faz é: em que a expansão do movimento de reforma universitária pode contribuir para a teoria da difusão? Nossa resposta é que, estudando a expansão da Reforma de Córdoba, é possível entender mais profundamente duas dimensões muito importantes na circulação de idéias. Primeiro, a evidência nos permite aprofundar no papel do contexto doméstico. O contexto é geralmente apontado como uma restrição ao processo de difusão (explica a distância entre o original e a cópia). No entanto, nesse caso, o contexto ideacional favoreceu a adoção da reforma. Segundo, a reconstrução histórica ajuda a entender mais plenamente o papel dos empreendedores, em geral, e o de um tipo específico de atores: as redes de ativistas, nesse caso, o movimento estudantil.
Downloads
Referências
BACOLLA, Natacha; MARTÍNEZ, Ignacio. La toga y el ágora. Las reformas universitarias en perspectiva histórica. En: Universidad, élites y política: de las reformas borbónicas al reformismo de 1918. Rosario: hay ediciones, 2018. p. 2-21.
BERGEL, Martín. Los viajes latinoamericanos de la reforma universitaria. Rosario: HyA, 2018.
BRAUN, Dietmar; GILARDI, Fabrizio. Taking ‘Galton’s Problem’ Seriously: Towards a Theory of Policy Diffusion. Journal of Theoretical Politics, v. 18, n. 3, p. 298-322, 2006. https://doi.org/10.1177%2F0951629806064351
BUCHBINDER, Pablo. Pensar la reforma universitaria cien años después. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 9, n. 25, p. 86-95, 2018. Disponible en: http://www.historiapolitica.com/datos/biblioteca/centenarioreforma_buchbinder.pdf
BUSTELO, Natalia. Todo lo que necesitás saber sobre la reforma universitaria. Buenos Aires: Paidós, 2018.
BUTLER, Daniel M. et al. Ideology, Learning, and Policy Diffusion: Experimental Evidence. American Journal of Political Science, v. 61, n. 1, p. 37-49, 2015. https://doi.org/10.1111/ajps.12213
CAMACHO MONGE, Daniel. La autonomía universitaria, la vigencia del III Congreso Universitario y una obligada referencia a Rodrigo Facio. Revista Ciencias Sociales, v. 138, n. 11-20, 2012. https://doi.org/10.15517/rcs.v0i138.12082
CAMPBELL, John. Institutional Change and Globalization. Princeton: University Press., 2004.
CANCINO TRONCOSO, Hugo. E. Ideas, cultura e intelectuales en América Latina: Los campos epistemológicos de la Historia de las ideas y la historia intelectual. En: DE LA MORA, Rogelio; CANCINO, Hugo. (Eds.). La Historia Intelectual y el Movimiento de las Ideas en América Latina, siglo XIX-XX. Veracruz: Universidad Veracruzana, 2015. p. 13-23.
CASALINO SEN, Carlota; RIVAS HUARCAYA, José Carlos; TOCHE, Carla Lucía. La Reforma Universitaria y el movimiento universitario en el Perú de 1919. Estudios, v. 40, p. 33-55, 2018. https://doi.org/10.31050/re.v0i40.20950
CUADRO, Inés. Unidad estudiantil y participación en el gobierno universitario: el Primer Congreso Internacional de Estudiantes Americanos en 1908. En: MARKIARIAN, V. (Ed.). Movimientos estudiantiles del siglo XX en América Latina. Rosario: HyA, 2018.
DEL MAZO, Gabriel. La reforma universitaria. La Plata: Edición del Centro de Estudiantes de Ingeniería, 1941a. La reforma universitaria. La Plata: Edición del Centro de Estudiantes de Ingeniería, 1941b.
DOLOWITZ, David; MARSH, David. Who Learns What from Whom: A Review of the Policy Transfer Literature. Political Studies, v. 44, n. 2, p. 343-357, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-9248.1996.tb00334.x
DRAKE, Paul W. 2009. Between Tyranny and Anarchy: A History of Democracy in Latin America, 1800-2006. Stanford: Stanford University Press.
ELKINS, Zachary. Diffusion and the Constitutionalization of Europe. Comparative Political Studies, v. 43, n. 8-9, p. 969-999, 2010. https://doi.org/10.1177%2F0010414010370433
DIGGINS, John P. Arthur O. Lovejoy and the Challenge of Intellectual History. Journal of the History of Ideas, v. 67, n. 1, p. 181-208, 2006. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/3840405
FERNÁNDEZ DÁVALOS, David La Universidad de la Compañía de Jesús: Su Identidad y Espiritualidad. (Elementos para su construcción). Seminario AUSJAL sobre Identidad, Espiritualidad y Universidad, Ciudad de México, 2005.
GAUTIER, Lara et al. How do diffusion entrepreneurs spread policies? Insights from performance-based financing in Sub-Saharan Africa. World Development, v. 110, p. 160-175, 2018. https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2018.05.032
GARCÉ, Adolfo. El Institucionalismo Discursivo como oportunidad: el estado del arte en la literatura sobre ideas y política y la Ciencia Política latinoamericana. Política y Gobierno, v. 22, n.1, p. 199-226, 2015. Disponibel en: http://www.politicaygobierno.cide.edu/index.php/pyg/article/view/118
Hacia una teoría ideacional de la difusión institucional. La adopción y adaptación del presidencialismo en América Latina durante el siglo XIX. Revista Española de Ciencia Política, n. 44, p 13-41, 2017. https://doi.org/10.21308/recp.44.01
GILARDI, Fabrizio. Four Ways We Can Improve Policy Diffusion Research. State Politics & Policy Quarterly, v. 16, n. 1, p. 8-21, 2015. https://doi.org/10.1177%2F1532440015608761
GILARDI, Fabrizio; WASSERFALLEN, Fabio. Policy Diffusion: Mechanisms and Practical Implications. Paper presented at the Governance Design Network (GDN) Workshop, Singapore, 2017.
GUERRA MERCADO, Juan. Autonomía universitaria: apuntes para una revisión histórica. Temas Sociales, n. 25, p. 240-251, 2004. Disponible en: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S004029152004000100015
GRAFTON, Anthony. The History of Ideas: Precept and Practice, 1950-2000 and Beyond. Journal of the History of Ideas, v. 67, n. 1, p. 1-32, 2006. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/3840397
HAAS, Peter M. Introduction: epistemic communities and international policy coordination. International Organization, v. 46, n. 1, p. 1-35, 1992. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/international-organization/article/abs/introduction-epistemic-communities-and-international-policy-coordination/CE9CFC049E0F2A14635F1E3EB51960C9
HALL, Peter A.; TAYLOR, Rosemary C. R. Political Science and the Three New Institutionalisms. Political Studies, v. 44, n. 5, p. 936-957, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-9248.1996.tb00343.x
KLINGLER-VIDRA, Robyn. Diffusion and adaptation: why even the Silicon Valley model is adapted as it diffuses to East Asia. The Pacific Review, v. 29, n. 5, p. 761-784, 2016. https://doi.org/10.1080/09512748.2015.1022592
LANDINELLI, Jorge. Trazos del Movimiento Reformista Universitario en Uruguay. En: La reforma universitaria: desafíos y perspectivas noventa años después. Buenos Aires: CLACSO, 2008.
MARSH, David; SHARMAN, J. C. Policy diffusion and policy transfer. Policy Studies, v. 30, n. 3, p. 269-288, 2009. https://doi.org/10.1080/01442870902863851
MESEGUER, Covadonga; GILARDI, Fabrizio. Reflexiones sobre el debate de la difusión de políticas. Política y gobierno, v. 15, n. 2, p. 315-351, 2008. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-20372008000200003
MORENO, Amado. Historia sociopolítica de la universidad y autonomía en Venezuela: rostros y máscaras. Educere, v. 12, n. 41, p. 351-377, 2008. Disponible en: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-49102008000200015
MÚNERA RUIZ, Leopoldo. La Reforma de Córdoba y el gobierno de las universidades públicas en América Latina. Análisis comparado de cinco universidades. Ciencia Política, v. 6, n. 12, 2011. Disponible en: https://revistas.unal.edu.co/index.php/cienciapol/article/view/41499
MURILLO, Orlando David. El movimiento estudiantil de Córdoba y su influencia en Honduras. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 19, n. 28, p. 37-52, 2017. https://doi.org/10.19053/01227238.6162
OSORIO, Cecilia. Mecanismos de difusión de los Programas de Transferencia Condicionada en América Latina. El caso chileno. Íconos. Revista de Ciencias Sociales, 53, p. 31-48, 2015. https://doi.org/10.17141/iconos.53.2015.1540
PALMA, Gustavo. La Universidad: 1944–1974. Estudios, 6, p. 223-250, 1975. Disponible en: http://iihaa.usac.
edu.gt/archivohemerografico/wp-content/uploads/2017/09/06_estudios_1975_palma.pdf
PALTI, Elías J. The Problem of “Misplaced Ideas” Revisited: Beyond the “History of Ideas” in Latin America. Journal of the History of Ideas, v. 67, n. 1, p. 149-179, 2006. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/3840404
PETERS, B. Guy. Policy transfers between governments: The case of administrative reforms. West European Politics, v. 20, n. 4, p. 71-88, 1997. https://doi.org/10.1080/01402389708425218
PORTANTIERO, Juan Carlos. Estudiantes y política en América Latina: El proceso de la Reforma Universitaria (1918–1938). México: Siglo XXI, 1978.
PORTO DE OLIVEIRA, Osmany. International Policy Diffusion and Participatory Budgeting: ambassadors of participation, international organizations and transnational networks. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2017.
PORTO DE OLIVEIRA, Osmany; PAL, Leslie A. New Frontiers and Directions in Policy Transfer, Diffusion and Circulation Research: Agents, Spaces, Resistance, and Translations. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 2, p. 199-220, 2018. https://doi.org/10.1590/0034-761220180078
POWELL, Walter; DI MAGGIO, Paul. The New Institutionalism in Organizational Analysis. Chicago: University of Chicago Press, 1991.
RADAELLI, Claudio M. Diffusion without convergence: how political context shapes the adoption of regulatory impact assessment. Journal of European Public Policy, v. 12, n. 5, p. 924-943, 2005. https://doi.org/10.1080/13501760500161621
REAL DE AZÚA, Carlos. Prólogo. En: RODÓ, José Enrique. Motivos de Proteo. Montevideo: Ministerio de Instrucción Pública, p. VII-CLIII, 1957.
RIVAROLA, Domingo. La universidad paraguaya, hoy. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, n. 2, p. 533-578, 2008. Disponible em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/273
ROMERO, Nicolás. Evolución de la Legislación en materia de Educación Superior en Ecuador. Digital Observatory For Higher Education in Latin America and The Caribbean. Quito: IESALC, 2002.
SABATIER, Paul; JENKINS-SMITH, Hank. Policy Change and Learning: An Advocacy Coalition Approach. Oxford: Westview Press, 1993.
UNIVERSIDAD DE EL SALVADOR. La Universidad. San Salvador: Editorial Universitaria, 2013.
SIKKINK, Kathryn. El proyecto desarrollista en la Argentina y Brasil: Frondizi y Kubitschek. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009.
SIKKINK, Kathryn; KECK, Margaret. Activistas sin fronteras. Redes de defensa en política internacional. México: Siglo XXI, 2000.
SMITH, Peter H. Los ciclos de democracia electoral en América Latina, 1900-2000. Política y Gobierno, v. 11, n. 2, p. 189-228, 2004. Disponible en: http://www.politicaygobierno.cide.edu/index.php/pyg/article/view/325
STONE, Diane. Transfer agents and global networks in the ‘transnationalization’ of policy. Journal of European Public Policy, v. 11, n. 3, p. 545-566, 2004. https://doi.org/10.1080/13501760410001694291
STRANG, David; SOULE, Sarah A. Diffusion in Organizations and Social Movements: From Hybrid Corn to Poison Pills. Annual Review of Sociology, v. 24, n. 1, p. 265-290, 1998. https://doi.org/10.1146/annurev.soc.24.1.265
TCACH, César. La reforma de Córdoba: calidoscopio de ideas y laboratorio de experiencias en America Latina y El Caribe. SocietàMutamentoPolitica, v. 9, n. 17, 191-208, 2018. https://doi.org/10.13128/SMP-23435
TÜNNERMANN, Carlos. Ochenta años de la reforma universitaria de Córdoba. República Dominicana: Universidad Autónoma de Santo Domingo, 1998. Noventa años de la reforma universitaria de Córdoba: 1918 2008. Buenos Aires: CLACSO, 2008.
VELÁZQUEZ, María de Lourdes. El movimiento estudiantil en la UNAM, 1933. CISMA, Revista del Centro Telúrico de Investigaciones Teóricas, n. 1, p. 1-13, 2011. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3801366
VÖGTLE, Eva. Higher Education Policy Convergence and the Bologna Process: A Cross-National Study. UK: Palgrave Macmillan, 2014.
WASSERFALLEN, Fabio. Contextual variation in interdependent policy making: The case of tax competition. European Journal of Political Research, v. 53, n. 4, p. 822-839, 2014. https://doi.org/10.1111/1475-6765.12058
WEIR, Margaret; SKOCPOL, Theda. Las estructuras del Estado: una propuesta “keynesiana” a la Gran Depresión. Zona Abierta, n. 63-64, p. 73-154, 1993.
WEYLAND, Kurt. Theories of Policy Diffusion: Lessons from Latin American Pension Reform. World Politics, v. 57, n. 2, p. 262-295, 2005. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/world- politics/article/abs/theories-of-policy-diffusion-lessons-from-latin-american-pension-reform/35FEEB73909503EEC4A99AEB8D7B50DA
Making waves: democratic contention in Europe and Latin America since the revolutions of 1848. New York: Cambridge University Press, 2014.
WIARDA, Howard. The Soul of Latin America. New Haven/London: Yale University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adolfo Garcé, Alejandro Milanesi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.