Quem vê capa vê coração: as capas de revistas como forma de síntese de perfil do público leitor

Autores

  • Diego Rodrigues Ferrer

Palavras-chave:

revista. design editorial. segmentação. perfil do público.

Resumo

O trabalho apresenta uma análise sobre a capacidade de representação do público leitor, através da linguagem textual e discurso visual, nas capas de revistas. Para este estudo, foram escolhidas as revistas “Void”, “Piauí” e “Vida Simples” com capas de exemplares no período de seis meses, entre dezembro e junho de 2008. Utilizando-se de conceitos relacionados com a historia do veículo revista, com os elementos possíveis no design editorial e a característica de segmentação que possui esta mídia, foram analisadas as capas e verificada a correlação dos conceitos propostos no conteúdo interno das revistas e a identificação do público leitor. Este estudo permitiu a aproximação dos temas design e linha editorial como forma de representação de conceitos importantes para fazer da capa o resumo de uma publicação. Palavras-chave: revista. design editorial. segmentação. perfil do público.

Downloads

Como Citar

Ferrer, D. R. (2008). Quem vê capa vê coração: as capas de revistas como forma de síntese de perfil do público leitor. Revista Da Graduação, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/4160

Edição

Seção

Ciências Socias