Avaliação da educação superior de Odontologia no Brasil: um estudo transversal

Autores

  • Renata Grazziotin-Soares School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.
  • Leandro de Azambuja Reichert School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.
  • Adair Luiz Stefanello Busato School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.
  • Airton Pozo de Mattos School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.
  • Alcebiades Nunes Barbosa School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.
  • Vania Regina Camargo Fontanella School of Dentistry, Lutheran University of Brazil (ULBRA), Canoas, RS, Brazil.

Palavras-chave:

Educação em odontologia, avaliação educacional, estudo transversal

Resumo

Objetivo: No Brasil, o SINAES é a proposta de avaliação da educação superior atualmente em vigência e que avalia as instituições de educação superior, os cursos de graduação e o desempenho dos estudantes (ENADE). Este estudo abordou a avaliação dos cursos de Odontologia em 2003 e 2004 para observar se os resultados da avaliação induziram melhora no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: Este estudo transversal foi realizado por meio de questionários com questões abertas e fechadas enviados por e-mail a 165 professores/coordenadores dos programas de graduação em Odontologia do Brasil em 2003/2004. As questões 1, 2 e 3 se referiram à avaliação das Instituições e dos cursos de Odontologia. As questões 5, 6 e 7 se referiram ao ENADE. Resultados: As mudanças com objetivo de melhora na qualidade do ensino em Odontologia e na educação de novos profissionais são impulsionadas pelos resultados do processo de avaliação. Tais mudanças foram implementadas em todas as Instituições de ensino que retornaram os questionários preenchidos. Conclusão: Mudanças na qualidade da Odontologia brasileira somente serão possíveis se ocorrer melhora no processo educativo de estudantes e professores.

Downloads

Publicado

2011-05-12

Edição

Seção

Artigo Original