Influência de pontas diamantada e ultrassônica na resistência de união de descanso para apoio de cíngulo em resina composta sobre dentina

Autores

  • Gustavo Salgado de Souza Universidade Federal do Pará
  • Welton Bohry de Souza Universidade Federal do Pará
  • Jose Luiz Rezende Bispo dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Eliza Burlamaqui Klautau Universidade Federal do Pará
  • João Evandro da Silva Miranda Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Prótese parcial removível, descanso em resina

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência do uso de pontas ultra-sônica em diamante CVD e de pontas rotatórias convencionais na força adesiva do descanso para apoio de cíngulo em resina composta, confeccionadas sobre dentina de dente bovino. Metodologia: Foram confeccionados 20 espécimes para cada grupo experimental. A exposição dentinária foi realizada com a ponta diamantada rotatória nos espécimes do Grupo 1 e com ponta diamantada CVD no Grupo 2. Em ambos os grupos foi utilizado um sistema adesivo autocondicionante de dois passos. A forma e o tamanho do descanso em resina composta foram padronizados com uma matriz de acetato. Os espécimes foram submetidos ao ensaio de cizalhamento em máquina de teste universal com velocidade constante de 0,5 mm/min. Resultados: O teste t-Student demonstrou diferença estatisticamente significante entre os grupos (P=0,028), com médias de 24 kgf para o grupo 1 e 31 kgf para o grupo 2. Conclusão: O preparo dental com exposição de dentina em região de cíngulo com ponta ultra-sônica CVD promoveu maior resistência de união do sistema adesivo autocondicionante com o descanso para apoio de cíngulo em resina composta para uso em prótese parcial removível.

Biografia do Autor

Gustavo Salgado de Souza, Universidade Federal do Pará

Especialista em Prótese Dentária pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA) e Mestrando em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UFPA.

Welton Bohry de Souza, Universidade Federal do Pará

Graduação em odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da UFPA.

Jose Luiz Rezende Bispo dos Santos, Universidade Federal do Pará

Especialista em Prótese Dentária pela FOB – USP; especialista em Implantodontia pela ABO-PA; professor do curso de especialização em Prótese Dentária pela ABO-PA e mestrando em odontologia pela UFPA.

Eliza Burlamaqui Klautau, Universidade Federal do Pará

Mestre em Prótese Dentária pela FOB-USP; doutora em Materiais Dentários pela FOB-USP; Professora Adjunto I da Graduação e Mestrado da UFPA.

João Evandro da Silva Miranda, Universidade Federal do Pará

Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela FOB – USP; Professor Adjunto IV da Graduação e mestrado da UFPA.

Downloads

Publicado

2011-04-08

Edição

Seção

Artigo Original