Estudo comparativo de dois índices de estimativa da maturação esquelética

Autores

  • Daiany Warmeling UNISUL
  • Karina Marcos Rodrigues UNISUL
  • Michella Dinah Zastrow UNISUL
  • Guilherme Thiesen UNISUL

Palavras-chave:

Vértebras cervicais, determinação da idade pelo esqueleto, radiografia, ossos da mão

Resumo

Objetivo: Comparar o índice de maturação esquelética carpal (IMC) e o índice vertebral (IMV) e verificar a confiabilidade do IMV na determinação desta maturação. Metodologia: Utilizou-se radiografias dos prontuários da disciplina de Ortodontia da UNISUL. A amostra foi composta por 158 radiografias, sendo 79 carpais e 79 cefalométricas em norma lateral, de pacientes com idades variando entre 6 e 18 anos, de ambos os sexos. Para a determinação do IMC utilizou-se o método de Martins e para o IMV, o de Baccetti, Franchi e McNamara Jr. Resultados: Os testes de correlação de Spearman e Pearson mostraram um índice entre IMC e IMV de 0,616 e 0,698, respectivamente, correlação estatisticamente significante para ambos os sexos (P<0,0001). A correlação de Spearman e de Pearson entre o IMC e a idade cronológica foi de 0,775 e 0,974, respectivamente. Já entre o IMV e a idade cronológica foi de 0,563 e 0,717, respectivamente, uma correlação também estatisticamente significante. Conclusão: O IMC é o método mais seguro e confiável de avaliação da maturação esquelética, porém o IMV pode ser usado como método substituto quando houver familiaridade com as alterações morfológicas das vértebras e quando a radiografia carpal não estiver disponível na documentação ortodôntica.

Biografia do Autor

Daiany Warmeling, UNISUL

Cirurgiã-dentista graduada pela UNISUL

Karina Marcos Rodrigues, UNISUL

Cirurgiã-dentista graduada pela UNISUL

Michella Dinah Zastrow, UNISUL

Professora das disciplinas de Radiologia e Estomatologia da UNISUL, especialista em Radiologia (UFSC) e mestre em Odontologia pela UFSC.

Guilherme Thiesen, UNISUL

Professor de graduação e pós-graduação em Ortodontia da UNISUL e especialista e mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC/RS.

Downloads

Publicado

2010-06-11

Edição

Seção

Artigo Original