Avaliação da qualidade do DNA extraído de saliva humana armazenada e sua aplicabilidade na identificação em Odontologia Legal

Autores

  • Suzana Papile Maciel Carvalho Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Arsenio Sales-Peres Faculdade de Odontologia de Bauru-USP
  • Lucilene Arilho Ribeiro-Bicudo Hospital de Reabilitação de Anomalisa Crânio-Faciais
  • Ricardo Henrique Alves da Silva Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- USP

Palavras-chave:

Human identification, Forensic Dentistry, Forensic Medicine, DNA, molecular biology, saliva

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a qualidade do DNA obtido de saliva humana armazenada e sua aplicabilidade da identificação de pessoas. Metodologia: Analisaram-se amostras salivares de n=20 sujeitos da pesquisa, coletadas nas formas de saliva in natura e de swab bucal, sendo armazenadas a 20ºC. Após 7 dias, o DNA foi extraído das 40 amostras de saliva e submetido à PCR e à eletroforese. Após 180 dias repetiu-se a técnica nas 20 amostras de swab. Resultados: Os resultados da primeira etapa indicaram que o DNA foi extraído com sucesso em 97,5% das reações, e, analisando-se separadamente, em 95% de saliva in natura e em 100% da saliva do swab, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as duas formas de saliva. Na segunda fase, o resultado foi positivo para as 20 amostras analisadas (100%). Posteriormente, para analisar a qualidade do DNA obtido da saliva humana, o gene SIX3-2 foi testado nas 20 amostras de swab bucal e foi feita a digestão do produto da PCR com a enzima de restrição MbO1 para avaliar polimorfismo do gene ADRA-2 obtendo-se resultados positivos para a maioria das amostras. Conclusão: Concluiu-se que a quantidade e a qualidade do DNA advindo de saliva e as técnicas empregadas estão adequadas à análise forense do DNA.

Biografia do Autor

Suzana Papile Maciel Carvalho, Faculdade de Odontologia de Bauru

Graduação em Odontologia (FOB-USP), Especialização em Odontopediatria (HRAAC-Centrinho-USP), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva (FOB-USP), Departamento Sáude Coletiva, área de Odontolgia Legal.

Arsenio Sales-Peres, Faculdade de Odontologia de Bauru-USP

Prof. Dr. Responsável pela disciplina de Odontologia Legal do departamento de Ortodontia, Odontopediatria e Odontologia em Saúde Coletica da FOB-USP, Bauru

Lucilene Arilho Ribeiro-Bicudo, Hospital de Reabilitação de Anomalisa Crânio-Faciais

Prof. Drª. Pesquisadora geneticista do Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranio-Faciais de Bauru-USP

Ricardo Henrique Alves da Silva, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- USP

Prof. Dr. Responsável pela disciplina de Odontologia Legal no departamento de Clínica Infantil, Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2010-01-27

Edição

Seção

Artigo Original