Resistência à compressão de cimentos de ionômero de vidro utilizados no tratamento restaurador atraumático

Autores

  • Letícia Busanello
  • Manuela Telles
  • Walter Gomes Miranda Junior
  • José Carlos Imparato
  • Letícia Borges Jacques
  • André Mallmann Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências

Palavras-chave:

Cimento de ionômero de vidro, Resistência à compressão, Tratamento restaurador atraumático, Glass ionomer cements, Compressive strength, Atraumatic restorative treatment

Resumo

Objetivo: Este estudo avaliou a resistência à compressão de 5 cimentos de ionômero de vidro (Ketac Molar, Fuji IX, Vitro Molar, Magic Glass e Vidrion R), em dois tempos de armazenagem (1 h e 24 h). Metodologia: Foram confeccionados 16 corpos-de-prova (CP) para cada material (n=8), seguindo as especificações da ISO/DP 7489. Os materiais foram manipulados e inseridos numa matriz desmontável (6 mm de diâmetro e 12 mm de altura). Após a presa os CP foram armazenados em água destilada a 37 ºC. Metade dos CP de cada material foi submetida a ensaio de compressão após 1 h e a outra metade foi testada após 24 h. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (α=5%). Resultados: Os valores médios de resistência à compressão (kgf) após 1 h e 24 h foram: Ketac Molar: 218,75 e 297,88; Fuji IX:335,75 e 350,88; Magic Glass:61,50 e 140,13; Vidrion R:142,38 e 230,88, e Vitro Molar:183,38 e 297,50. Em 1 h o Fuji IX apresentou a maior resistência à compressão. Com exceção do Fuji IX, todos os ionômeros apresentaram maior resistência em 24h do que em 1 h. Em 24 h não houve diferença entre Fuji IX, Ketac Molar e Vitro Molar. O cimento Magic Glass apresentou os menores valores nos 2 tempos. Conclusão: O cimento Fuji IX apresentou os melhores resultados após 1 h. Após 24 h de armazenamento, Fuji IX, Ketac Molar e Vitro Molar tiveram desempenho similar.

Biografia do Autor

André Mallmann, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências

Doutor em Materiais Dentários - FOUSP; Prof. Adjunto de Biomateriais, Escultura Dental e Clínica Integrada III do Curso de Odontologia da FBDC; Prof. do Mestrado em Odontologia da FBDC; Prof. dos Cursos de Atualização e Especialização da ABO-BA e ABO-SE.

Downloads

Publicado

2009-05-28

Edição

Seção

Artigo Original