Efeito da contaminação com sangue e de procedimentos de descontaminação na adaptação marginal e na resistência de união de restaurações de resina composta

Autores

  • Josiane Luzia Dias Damé Universidade Federal de Pelotas
  • Dione Dias Torriani Universidade Federal de Pelotas
  • Flávio Fernando Demarco Universidade Federal de Pelotas
  • Marília Leão Goettems Universidade Federal de Pelotas
  • Sinval Adalberto Rodrigues-Junior
  • Evandro Piva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Blood contamination, dentin bonding agent, marginal adaptation, dye staining gap test, push-out test, composite restoration

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito da contaminação com sangue e de procedimentos de descontaminação na adaptação marginal e resistência de união de um adesivo convencional de dois passos à dentina. Metodologia: Um total de 135 incisivos bovinos receberam cavidades cilíndricas na superfície vestibular, previamente desgastada. Os dentes foram divididos em grupo controle e 8 grupos experimentais (n=15), com base no momento da contaminação e nos procedimentos de descontaminação. Sangue recém-coletado foi aplicado nas cavidades, antes ou após a fotoativação do adesivo. Quatro procedimentos de descontaminação foram testados: secagem com papel, lavagem com água, condicionamento com ácido fosfórico e lavagem com hipoclorito de sódio a 10%. As cavidades foram restauradas com Adper Single Bond e Filtek Z250 (3M ESPE). Os espécimes foram submetidos à termociclagem antes da marcação com corante. O assoalho das cavidades foi removido e as restaurações foram submetidas ao teste de push-out. Os dados foram analisados por two-way ANOVA e teste de Tukey (α=0,05). Resultados: A contaminação após fotoativação do adesivo gerou fendas marginais maiores e resistência de união menor (P<0,001). Conclusão: A lavagem com água parece ser um método confiável de descontaminação. Os procedimentos testados não recuperam o selamento marginal e a resistência de união quando a contaminação ocorre após fotoativação do adesivo.

Biografia do Autor

Josiane Luzia Dias Damé, Universidade Federal de Pelotas

DDS, MSc, Department of Operative Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Pelotas, RS, Brazil.

Dione Dias Torriani, Universidade Federal de Pelotas

DDS, PhD, Professor, Department of Social and Preventive Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Pelotas, RS, Brazil.

Flávio Fernando Demarco, Universidade Federal de Pelotas

Professor, Department of Operative Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Pelotas, RS, Brazil.

Marília Leão Goettems, Universidade Federal de Pelotas

DDS, Graduate Student, Department of Social and Preventive Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Pelotas, RS, Brazil.

Sinval Adalberto Rodrigues-Junior

Private Clinician, Chapecó, SC.

Evandro Piva, Universidade Federal de Pelotas

DDS, PhD, Professor, Department of Operative Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Pelotas, RS, Brazil

Downloads

Publicado

2009-05-21

Edição

Seção

Artigo Original