Vigilância do teor de flúor nas águas de abastecimento público de municípios do noroeste paulista, Brasil: 36 meses de análise

Autores

  • Nemre Adas Saliba Unesp - Araçatuba
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Unesp - Araçatuba
  • Orlando Saliba Unesp - Araçatuba
  • Tatiana de Freitas Barbosa Unesp - Araçatuba

Palavras-chave:

Fluoridation, fluoride, systemic fluoridation, oral health

Resumo

Objetivo: A fluoretação da água é um método seguro, abrangente, eficaz e econômico de controle da cárie. As responsabilidades da vigilância dos teores de flúor nas águas de abastecimento são estabelecidas na portaria n0518 de 2004. O objetivo deste trabalho foi analisar o teor de fluoreto das águas de abastecimento público, durante 36 meses, de oito municípios do noroeste do Estado de São Paulo. Metodologia: Definiram-se três pontos de coleta para cada município, considerando que todos possuem fonte única de abastecimento público. As amostras foram coletadas uma vez ao mês em dias úteis nos pontos previamente estabelecidos e analisadas mensalmente em duplicata no período de novembro de 2004 a outubro de 2007, no laboratório do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social (NEPESCO) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, utilizando-se um analisador de íons acoplado a um eletrodo específico para flúor, sendo os resultados encaminhados mensalmente aos municípios. Resultados: Do total das amostras (n = 864), 77,4% apresentaram teores adequados (n = 669) e 42,6% inadequados (n = 195), sendo 87,7% abaixo (n = 171) e 12,3% acima (n = 24) do recomendado. Houve variação no mesmo ponto de coleta ao longo do tempo e entre os pontos em um mesmo município. Conclusão: Existe variabilidade nas concentrações dos mesmos pontos de coleta em diferentes meses e entre os pontos de mesmo mês, evidenciando a importância da vigilância para que a população usufrua dos benefícios deste método preventivo.

Biografia do Autor

Nemre Adas Saliba, Unesp - Araçatuba

Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - SP Departamento de Odontologia Infantil e Social - Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social.

Suzely Adas Saliba Moimaz, Unesp - Araçatuba

Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - SP Departamento de Odontologia Infantil e Social - Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social.

Orlando Saliba, Unesp - Araçatuba

Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - SP Departamento de Odontologia Infantil e Social - Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social.

Tatiana de Freitas Barbosa, Unesp - Araçatuba

Aluna do curso de Mestrado da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - SP Departamento de Odontologia Infantil e Social - Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social.

Downloads

Publicado

2009-10-16

Edição

Seção

Artigo Original