Influência dos imunossupressores no metabolismo ósseo e movimento dentário: revisão de literatura

Autores

  • Rogério Lacerda dos Santos UFRJ
  • Renato Torres Gonçalves UFRJ
  • Marco Aurélio Martins FIOCRUZ-RJ
  • Margareth Maria Gomes de Souza UFRJ

Palavras-chave:

Immunosuppressant, tooth movement, bone

Resumo

O objetivo desta revisão de literatura é discutir a influência dos imunossupressores no metabolismo ósseo e movimento dentário em Ortodontia. O movimento dentário ocorre em função do processo de remodelação do tecido ósseo e do ligamento periodontal. Existem medicamentos capazes de afetar o metabolismo ósseo e a taxa de movimento dentário, tais como os imunossupressores. Os imunossupressores agem reprimindo a ação dos linfócitos T, podem causar perda óssea e levar a um quadro de osteoporose, a qual é uma complicação comum após os transplantes de rim, coração, fígado e pulmão. Os esquemas imunossupressores para evitar a rejeição do órgão enxertado após o transplante frequentemente incluem glicocorticóides, ciclosporina A, tacrolimus e sirolimus, os quais podem causar efeitos danosos sobre a homeostase mineral óssea. O movimento dentário é dependente da força ortodôntica, dose e duração da terapia imunossupressora, além da resposta individual de cada indivíduo. Assim, todos os pacientes transplantados e usuários de imunossupressores deveriam ser submetidos a monitoramento e prevenção de perda óssea antes e durante o tratamento ortodôntico. Palavras-chave: Imunossupressor; movimento dentário; osso

Biografia do Autor

Rogério Lacerda dos Santos, UFRJ

Especialista em Ortodontia-UNIFAL Mestrando em Ortodontia-UFRJ

Renato Torres Gonçalves, UFRJ

Médico Nefrologista do Serviço de Nefrologia do HUCFF; responsável pelo setor de Transplante Renal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-HUCFF-UFRJ.

Marco Aurélio Martins, FIOCRUZ-RJ

Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz. Pós-doutoramento no William Harvey Institute e Imperial College-Londres. Chefe do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz-RJ.

Margareth Maria Gomes de Souza, UFRJ

Mestre e Doutora em Ortodontia pela UFRJ. Professora adjunto do departamento de Ortodontia da UFRJ.

Downloads

Publicado

2008-08-19

Edição

Seção

Revisão de Literatura