Prevalência de trauma dental em crianças atendidas na Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Denise Lins de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • José Jeová Siebra Moreira Neto Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Oliveira Gondim Universidade de São Paulo
  • José Gomes Bezerra Filho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Epidemiology, tooth injuries, tooth fractures

Resumo

Objetivo: Avaliar a prevalência dos traumas dentários de crianças atendidas na disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Durante o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2005, 312 pacientes apresentaram-se à clínica citada, totalizando 489 dentes traumatizados, sendo as informações contidas em suas fichas clínicas coletadas e submetidas à análise estatística. Resultados: A amostra foi constituída por 61,9% meninos e 38,1% meninas, numa proporção de 1,6:1. A maior freqüência de trauma ocorreu na primeira infância (33,7%), sendo a média da idade de 5,8±0,6 anos. A causa mais comum de trauma foi queda (63,5%) e a maioria (60,3%) das injúrias traumáticas ocorreram em casa. Os incisivos centrais superiores foram os dentes mais afetados (82,7%). Luxação intrusiva foi o tipo de trauma mais comum na dentição decídua (32,3%), e fratura coronária de esmalte e dentina sem exposição pulpar, na dentição permanente (46,7%). A maioria dos pacientes procurou atendimento 1-7 dias após a ocorrência do trauma (25,0%). Conclusão: Na dentição decídua as injúrias traumáticas por luxação foram mais prevalentes, e na dentição permanente, ocorreram mais fraturas coronárias nesta amostra. Palavras-chaves: Epidemiologia; traumatismos dentários; fraturas dos dentes

Biografia do Autor

Denise Lins de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Aluna do Programa de Pós-graduação da Universidade Federtal do Ceará a nível de Mestrado, vinculado ao Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem desta mesma universidade.

José Jeová Siebra Moreira Neto, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Juliana Oliveira Gondim, Universidade de São Paulo

Aluna do Programa de Pós-graduação da Universidade Federtal de São Paulo a nível de Doutorado.

José Gomes Bezerra Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2008-10-14

Edição

Seção

Artigo Original