A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Nemre Adas Saliba UNESP/FOA
  • Suzely Adas Saliba Moimaz UNESP/FOA
  • Rosieli Alves Chiaratto Unesp- FOA
  • Ana Valéria Pagliari Tiano UNESP/FOA

Palavras-chave:

Education in Dentistry, PBL methodology, human resources in healthcare, problem based learning

Resumo

A sociedade contemporânea tem imposto desafios aos setores da saúde e da educação, traduzidos na exigência de reformulações nos aparelhos formadores de recursos humanos. Para o cumprimento destas recomendações, sugere-se a metodologia Problem-based learning – PBL. Com base na observação in loco da aplicação do método na Adelaide University – Dental School e na revisão da literatura pertinente, este documento disponibiliza reflexões para reestruturação dos currículos dos Cursos de Odontologia para a implantação da metodologia PBL, sugerindo um currículo flexível, organizado em blocos temáticos, orientado para a solução de problemas, com integração de conteúdos básicos e clínicos, com equilíbrio teoria-prática, dinâmico, que atenda às mudanças no perfil epidemiológico da população. Com isso, espera-se que as universidades promovam a formação de profissionais competentes e compromissados com a qualidade de vida da população, com um traço de humanismo impresso em seu currículo. Palavras-chave: Educação em Odontologia; metodologia PBL; recursos humanos em saúde; aprendizagem baseada em problemas

Biografia do Autor

Nemre Adas Saliba, UNESP/FOA

Profa. Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social - Unesp - FOA Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social

Suzely Adas Saliba Moimaz, UNESP/FOA

profa. Adjunto do Departamento de Odontologia Infantil e Social - Unesp - FOA Coordenadora do NEPESCO- Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva

Rosieli Alves Chiaratto, Unesp- FOA

Doutora em Odontologia Preventiva e Social - UNESP/FOA

Ana Valéria Pagliari Tiano, UNESP/FOA

Doutoranda em Odontologia Preventiva e Social - UNESP/FOA

Downloads

Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Revisão de Literatura