Percepções de professores e estudantes sobre o sistema de avaliação clínica em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP
Palavras-chave:
Education, clinical competence, dental studentsResumo
Objetivo: Este estudo verificou a percepção de alunos de graduação, pós-graduação e professores em relação à eficácia do instrumento de avaliação (IA) aplicado na Clínica de Odontopediatria da FOP-UNICAMP, Brasil. Metodologia: O IA consistiu de avaliação qualitativa (pontualidade, apresentação pessoal, biossegurança e conhecimento teórico) e quantitativa (número de procedimentos) com pontuações correspondentes ao padrão de qualidade preconizado pela disciplina. A eficácia do IA foi verificada por questionários auto-administrados aos professores e pós-graduandos (Q1) e aos alunos (Q2), com questões nominais e espaço para sugestões, baseado em avaliações prévias. Resultados: Obtiveram-se 100% de respostas dos professores e pós-graduandos e 64% dos alunos de graduação. O Q1 evidenciou o IA como adequado, útil, com pontuações suficientes, facilidade de aplicação dos conceitos das atividades clínicas e do desempenho dos alunos e preferível à avaliação subjetiva, quando notas são atribuídas sem categorias específicas. O Q2 mostrou o IA como parcialmente adequado e útil, com pontuações excessivas, sem destacar áreas de dificuldade ou diminuir chances de reprovação, mas foi também preferível à avaliação subjetiva. Conclusão: O IA foi considerado um sistema padronizado eficaz de avaliação, mas adequações e re-avaliações são necessárias para aprimorar o instrumento e determinar resultados satisfatórios no contexto ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Educação; competência clínica; estudantes de odontologiaDownloads
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