Um caso raro de epúlide congênita do neonato com lesões múltiplas

Autores

  • João Gabriel Souza Pinto ULBRA
  • Humberto Thomazi Gassen ULBRA
  • José Luiz Piazza UNISC
  • Pedro Antonio Gonzalez Hernandez ULBRA
  • Tânia Maria Pereira Isolan
  • Aurelício Novaes Silva Júnior Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Gingival neoplasms, epulis, congenital, surgery

Resumo

Objetivo: Descrever um caso de epúlide congênita com lesões múltiplas, onde foi realizada a exérese total do tumor maior e o monitoramento dos tumores menores. Descrição do caso: Um sujeito neonato do gênero feminino apresentava uma formação nodular grande (2,4x1,8x1,1cm), vermelha-rosada, no lado esquerdo do rebordo alveolar superior, a qual estava dificultando o fechamento bucal e causando dificuldades de alimentação. Outros pólipos menores estavam presentes no lado esquerdo do rebordo mandibular. A biópsia excisional sob anestesia geral permitiu a remoção complete do tumor superior, com aspecto irregular e bilobulado. A hipótese diagnóstica de épulis congênita do recém-nascido foi confirmada com base nos detalhes anatômicos e no perfil imunoistoquímico da lesão. Os tumores mandibulares menores não foram excisionados; a remissão espontânea completa ocorreu dentro de seis meses. Após a cirurgia, a paciente mostrou melhora clínica significativa com completa reabilitação funcional e estética. Não houve recorrência nas visitas subseqüentes. Conclusão: O tratamento permitiu o restabelecimento das funções vitais e do desenvolvimento normal do neonato. A abordagem cirúrgica melhorou a qualidade de vida da criança e devolveu confiança e estabilidade emocional aos pais. Palavras-chave: Neoplasias gengivais; epúlide congênito; cirurgia

Biografia do Autor

João Gabriel Souza Pinto, ULBRA

Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Humberto Thomazi Gassen, ULBRA

Aluno do Mestrado em CTBMF. Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia - ULBRA.

José Luiz Piazza, UNISC

Mestre e Doutor em CTBMF. Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia - UNISC.

Pedro Antonio Gonzalez Hernandez, ULBRA

Mestre e Doutor em CTBMF. Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia - ULBRA.

Aurelício Novaes Silva Júnior, Universidade Luterana do Brasil

Mestre e Doutor em CTBMF. Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia - ULBRA.

Downloads

Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Relato de Caso