Lesões dentinárias sob esmalte não-cavitado: um estudo de prevalência

Autores

  • Valdeci Elias dos Santos Junior Universidade de Pernambuco
  • Andreza Cristina de Lima Targino Massoni Universidade de Pernambuco
  • Aronita Rosenblatt Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Dental caries, dentine, hidden caries, diagnosis, bitewing radiography

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de lesões dentinárias sob esmalte não-cavitado ou minimamente desmineralizado em molares permanentes extraídos de adolescentes da região metropolitana do Recife, PE, Brasil. Metodologia: Foram analisados 215 elementos dentários (primeiros e segundos molares permanentes), apresentando esmalte não-cavitado, sem trincas, defeitos de esmalte ou manchas, de doadores de óbito recente, entre 12 e 18 anos, da região metropolitana de Recife, PE, cujos representantes legais assinaram o Termo de Doação e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para classificação clínica dos molares como hígidos (em esmalte) consideraram-se os critérios da Organização Mundial da Saúde. Na radiografia interproximal, classificou-se como lesão dentinária sob esmalte não-cavitado ou cárie oculta, a imagem radiolúcida visível em dentina sob esmalte oclusal diagnosticado como hígido, sem restauração ou selante. Resultados: Verificou-se uma prevalência de lesões dentinárias sob esmalte não-cavitado de 13% para os molares investigados no estudo, principalmente nos primeiros molares inferiores (58%). Conclusão: O resultado obtido permitiu concluir que nesta amostra a prevalência de lesões dentinárias foi alta, sendo importante associar o exame radiográfico ao exame clínico para que este tipo de lesão possa ser identificada e acompanhada de forma precoce. Palavras-chave: Cárie dentária; dentina; cárie oculta; diagnóstico; epidemiologia; radiografia interproximal.

Biografia do Autor

Valdeci Elias dos Santos Junior, Universidade de Pernambuco

Estudante de Graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Pesquisador PIBIC/CNpQ

Andreza Cristina de Lima Targino Massoni, Universidade de Pernambuco

Aluna de Doutorado em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Camaragibe, Pernambuco, Brasil.

Aronita Rosenblatt, Universidade de Pernambuco

Professora Doutora, Disciplina de Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Camaragibe, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Artigo Original