Análise radiográfica da proximidade das raízes dos molares com o nervo alveolar inferior

Autores

  • Paulo Sérgio Batista
  • Marina de Oliveira Ribas
  • Mariana Subtil Marçal
  • Sérgio Aparecido Ignácio

Palavras-chave:

radiograph, mandibular nerve

Resumo


O canal da mandíbula tem a direção ínfero-lateral descrita como uma curva descendente de concavidade ântero-superior havendo assim uma relação muito próxima entre o mesmo e os ápices dos molares inferiores. Esta pesquisa tem como objetivo analisar radiograficamente a relação de proximidade dos molares inferiores com o canal da mandíbula bem como observar a dificuldade de remoção do terceiro molar inferior em função de sua posição no arco dental. Foram avaliadas cento e cinqüenta radiografias panorâmicas pertencentes à Clínica Odontológica da PUCPR, nas quais foi mensurada a distância do teto do canal da mandíbula aos ápices dos molares inferiores com auxílio de um paquímetro. Aplicando-se o teste de Correlação de Amostras Pareadas e o teste de Wilcoxon para amostras dependentes (p > 0,05) constatou-se uma correlação positiva significativa quando as raízes dos molares foram analisadas independentemente e comparadas com suas homônimas contralaterais. Na amostra pesquisada, pôde-se concluir que a dificuldade cirúrgica na remoção dos terceiros molares se dá em função do tipo de inclusão dentária, pois o trajeto do canal da mandíbula é simétrico bilateralmente.
UNITERMOS:? canal da mandíbula; molares inferiores; nervo alveolar inferior; radiografia panorâmica.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Batista

Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela PUCRS e Professor adjunto da disciplina de Anatomia do curso de graduação em Odontologia da PUCPR, Brasil.

Marina de Oliveira Ribas

Doutora em Estomatologia pela PUCRS – Brasil e professora adjunta da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do curso de graduação em Odontologia da PUCPR, Brasil.

Mariana Subtil Marçal

Cirurgiã-dentista graduada pela PUCPR, Brasil.

Sérgio Aparecido Ignácio

Doutor em Estatística e Professor adjunto da Faculdade de Odontologia da PUCPR, Brasil.

Downloads

Publicado

2007-10-17

Edição

Seção

Artigo Original