Avaliação in vitro da resistência ao cisalhamento e liberação de flúor de dois cimentos de ionômero de vidro reforçado por resina

Autores

  • Matheus Melo Pithon UFRJ
  • Márlio Vinícius de Oliveira Unifal
  • Rogério Lacerda dos Santos UFRJ
  • Ana Maria Bolognese UFRJ
  • Antônio Carlos de Oliveira Ruellas UFRJ

Palavras-chave:

glass ionomer cements, composite, shear strength, fluoride release

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os cimentos de ionômero de vidro reforçados com resina Fuji Ortho LC e Fuji Ortho Band (GC América Corporation, Tokyo, Japan) quanto a resistência ao cisalhamento e liberação de flúor. Para avaliação da resistência ao cisalhamento utilizou-se 60 incisivos inferiores permanentes bovinos divididos em três grupos (n = 15). No Grupo 1, 2 e 3, as colagens foram realizadas com Transbond XT, Fuji Ortho LC e Fuji Ortho Band respectivamente. Após a colagem realizou-se o ensaio de cisalhamento de toda amostra à velocidade de 0,5 mm por minuto. A liberação de flúor dos materiais foram medidas durante 28 dias (1h, 24 h, 3, 7, 14, 21 e 28 dias) através de eletrodo íon seletivo conectado a um analisador de íons. Os resultados demonstraram que quanto a resistência ao cisalhamento (MPa) houve diferenças estatísticas entre os grupos 1 e 3, 2 e 3 (p > 0,05). Quanto a liberação de flúor os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante entre os grupos 1 e 3 e 2 e 3 em todos os tempos (p = 0.00) e entre os grupos 1 e 2 na avaliação de 3 dias de liberação de flúor (p = 0.00). Baseado nos resultados obtidos conclui-se que os materiais Transbond XT e Fuji Ortho possuem melhor resistência ao cisalhamento porém menor liberação de flúor quando comparado ao Fuji Ortho Band. UNITERMOS: cimento de ionômero de vidro; compósito; resistência ao cisalhamento; liberação de flúor.

Biografia do Autor

Matheus Melo Pithon, UFRJ

Mestrando em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal de Alfenas-Unifal.

Márlio Vinícius de Oliveira, Unifal

Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal de Alfenas-Unifal.

Rogério Lacerda dos Santos, UFRJ

Mestrando em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal de Alfenas-Unifal.

Ana Maria Bolognese, UFRJ

Professora titular de Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Antônio Carlos de Oliveira Ruellas, UFRJ

Professor adjunto de Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Downloads

Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigo Original