Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy

Autores

  • Marlene Rozario Amelio Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES (EMESCAM). Arteeducadora da Prefeitura Municipal de Vitória.
  • Luiz Henrique Borges EMESCAM/UFES
  • Maristela Dalbello-Araujo EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.24098

Palavras-chave:

Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.

Resumo

As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal.

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Biografia do Autor

Marlene Rozario Amelio, Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES (EMESCAM). Arteeducadora da Prefeitura Municipal de Vitória.

EMESCAM

Luiz Henrique Borges, EMESCAM/UFES

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, no curso de graduação em Medicina e professor do quadro permanente do Mestrado de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da mesma instituição. Desenvolve também atividade como psiquiatra e psicoterapêuta psicodramático em consultório privado.

Maristela Dalbello-Araujo, EMESCAM

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Adjunto e professor permanente do Mestrado do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES (EMESCAM).

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Amelio, M. R., Borges, L. H., & Dalbello-Araujo, M. (2016). Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy. Textos & Contextos (Porto Alegre), 15(1), 114–125. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.24098

Edição

Seção

Saúde e Trabalho