A entrevista nos processos de trabalho do assistente social

Autores

  • Alzira Maria Baptista Lewgoy PUCRS
  • Esalba Maria Carvalho Silveira PUCRS

Resumo

O objetivo deste artigo é de ressignificar a entrevista como pertencente ao instrumental do processo de trabalho do assistente social, trazendo sugestões de como fazê-la, fundamentando este fazer, mais específico da dimensão técnico-operativa, às dimensões teórico-metodológica e ético-política. Pretende também que este material seja a oportunidade de compartilhar um conhecimento acumulado na condição de assistente social que faz da entrevista um dos instrumentos do seu cotidiano profissional. Como todo trabalho é uma produção histórica e social, ele está sujeito às reproduções das contradições do real; por isso, esperamos que possa desencadear discussões que venham a enriquecer a todos os que nela estão envolvidos. É importante ressaltar que, com este artigo, não se tem nenhuma pretensão de propor modelo único, rígido, para o desenvolvimento da entrevista em Serviço Social, pois cada encontro com o usuário é único e possui suas particularidades.

Palavras-chave – Entrevista. Técnicas de entrevista. Serviço Social.

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Publicado

2007-12-19

Como Citar

Lewgoy, A. M. B., & Silveira, E. M. C. (2007). A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 6(2), 233–251. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/2315

Edição

Seção

A inovação e a tradição nas competências profissionais do Assistente Social