Gestão social – reconhecendo e construindo referenciais

Autores

  • Marilene Maia

Resumo

Gestão social é um tema recente, que se introduz na sociedade brasileira na década de 1990 em meio à tensão entre dois processos que marcam a realidade contemporânea. Um desses processos diz respeito à globalização da economia, que mercantiliza e amplia os segmentos de atuação no social. O outro trata da regulação social tardia, através das conquistas de cidadania, do Estado democrático de direitos e dos desafios da participação da sociedade civil. Esse debate é recente nas organizações sociais e na academia, apontando por isso a importância de desvelar as referências que vêm sendo construídas e dando sustentação a este campo temático. Apresentamos aqui a revisão bibliográfica realizada junto à produção do Serviço Social, assim como de outras áreas de conhecimento. Esse trabalho investigativo, fundado na metodologia da Análise de Conteúdo, ensejou-nos a sistematização de um referencial sobre gestão social, que deu sustentação à tese de doutorado defendida em março de 2005, intitulada “Práxis da gestão social nas organizações sociais – uma mediação para a cidadania”.
Palavras-chave – Gestão social. Cidadania. Análise de conteúdo.

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Publicado

2006-10-26

Como Citar

Maia, M. (2006). Gestão social – reconhecendo e construindo referenciais. Textos & Contextos (Porto Alegre), 4(1), 1–18. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1010

Edição

Seção

Exercício Profissional e Alternativas Teórico-Metodológicas