Estado e sociedade civil em tempos de contrarreforma: lógica perversa para as políticas sociais

Autores

  • Ivete Simionatto UFSC
  • Edinaura Luza

Palavras-chave:

Estado, sociedade civil, políticas sociais, contrarreforma do Estado brasileiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos da "reforma" do Estado brasileiro no campo das políticas sociais na esfera municipal. Aborda a política de saúde e de assistência social no município de Chapecó, localizado na região Oeste de Santa Catarina (SC), em relação ao desenho institucional e à perspectiva da gestão e execução, com a participação da sociedade civil. Por meio de pesquisa qualitativa documental e de campo, evidencia-se o redirecionando das práticas do Estado, no âmbito das políticas sociais, mediante a introdução dos princípios gerenciais e a descentralização de ações para as organizações públicas não-estatais e privadas. Palavras chave: Estado, sociedade civil, políticas sociais, contrarreforma do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivete Simionatto, UFSC

Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Serviço Social da UFSC, lider do grupo de pesquisa: Estado, sociedade civil, políticas públicas e serviço social-NESPP.

Edinaura Luza

Assistente social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina – SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Simionatto, I., & Luza, E. (2011). Estado e sociedade civil em tempos de contrarreforma: lógica perversa para as políticas sociais. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 215–226. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/9830

Edição

Seção

Estado, trabalho e políticas sociais