O professor…de quem estamos falando mesmo?

Autores

  • Fabiane Konowaluk Santos
  • Kelinês Cabral Gomes
  • Jussara Maria Rosa Mendes

Resumo

O presente texto procura abordar a temática relacionada à auto-imagem do professor, constatada através de uma enquete e da construção de um website que subsidiou o tensionamento com o real. Segundo Arroyo (2000, p. 124), “carregamos a função que exercemos, que somos e a imagem de professor(a) que internalizamos”. Dessa forma, o tema em estudo segue, ainda hoje, sendo altamente significativo, pois não podemos esquecer os momentos históricos, políticos e sociais vivenciados pelos professores, buscando justamente explicações sobre como as questões de auto-imagem, o fazer e suas competências, suas possibilidades e limites e outros tantos fatores que estão a alterar seu comportamento. Arroyo (2000, p. 124) assinala que a auto-imagem docente é apreendida em múltiplos espaços e tempos, em múltiplas vivências, como resultado das condições psicológicas e sociais que afetam sua docência.
Palavras-chave: Professor. Auto-imagem. Competências. Possibilidades e limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-25

Como Citar

Santos, F. K., Gomes, K. C., & Mendes, J. M. R. (2006). O professor…de quem estamos falando mesmo?. Textos & Contextos (Porto Alegre), 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/981

Edição

Seção

Formação e Processo de Trabalho no Serviço Social

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>