A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social: o desafio de uma representação democrática.

  • Leonia Capaverde Bulla
  • Maria Laci Moura Leal

Resumo

No presente artigo, aborda-se a participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social. Destacam-se o protagonismo e o papel da sociedade civil no processo de democratização da sociedade brasileira e na luta pela ampliação dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal de 1988. Sendo os conselhos um dos principais instrumentos de participação democrática, defende-se que, para que a sociedade civil construa uma representação realmente democrática e participativa, é necessário que os representantes criem canais de interlocução permanente com os segmentos representados e as suas intervenções sejam pautadas na defesa de interesses coletivos e não de interesses particulares.
Palavras-chave – Participação. Sociedade civil. Assistência social. Conselhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-10-25
Como Citar
Bulla, L. C., & Leal, M. L. M. (2006). A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social: o desafio de uma representação democrática. Textos & Contextos (Porto Alegre), 3(1), 1-13. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/973
Seção
Transformações Societárias e Políticas Sociais