Reconhecimento e política no interior da tradição dialética

Sócrates, o Ateniense, Marx e Lênin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.44653

Palavras-chave:

Platão, Sócrates, Marx, Lênin, dialética.

Resumo

objetivo deste artigo é o de chamar atenção para uma série de questionamentos que podem e, a nosso ver, ainda  devem ser feitos, acerca de uma suposta, exclusiva e definitiva doutrina política de Platão. Para tanto, inicialmente, é levantada a seguinte pergunta: A República, um dos mais célebres e comentados diálogos escritos por Platão, seria, de fato, o único momento de “sua” obra em que este autor expressaria a “sua” teoria política (comunista)? Amparados na leitura e interpretação imanentista de Hector Benoit a respeito dos diálogos platônicos, partimos da hipótese de que Platão, não sendo Sócrates, expôs – através de um personagem denominado Ateniense – em seu último diálogo na temporalidade da léxis, As Leis, um projeto de cidade radicalmente distinto daquele d’A República. Tal projeto se baseia na unidade dos contraditórios para a formação educacional dos habitantes de uma cidade composta por amigos que tivessem todas as coisas realmente em comum; cidade que deveria ser realizada na prática, e não apenas na metafísica alma do filósofo, como Sócrates haveria proposto idealisticamente n’A República. Assim, longe de ter abandonado os seus posicionamentos comunistas da juventude, como defendem alguns intérpretes, Platão, ao final da vida, teria, na realidade, os encontrado de modo mais rigorosamente determinado. No final do artigo, Marx e Lênin assumem o protagonismo, o que sugere ser a teoria política um dos fios condutores da milenar tradição dialética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Frota Dillenburg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

André Koutchin de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Professor adjunto na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

BENOIT, H. Sócrates: o nascimento da razão negativa. São Paulo: Moderna, 1996.

BENOIT, H. Platão e as temporalidades: a questão metodológica. São Paulo: Annablume, 2015.

BENOIT, H. A odisseia de Platão: as aventuras e des¬venturas da dialética. São Paulo: Annablume, 2017.

BINI, E. In: PLATÃO. As leis e Epinomis. Bauru, SP: Edipro, 2010. p. 118.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis (RJ): Vozes, 1988.

LÊNIN, V. I. ¿Que hacer? In: Obras completas. Madrid: Akal, 1976a. t. V, p. 351-556.

LÊNIN, V. I. ‘El izquierdismo’, enfermedad infantil del comunismo. In: Obras completas. Madrid: Akal, 1976b. t. XXXIII, p. 121-226.

LÊNIN, V. I. Las tareas del proletariado en la la actual revolución. In: Obras completas. Madrid: Akal, 1976c. t. XXIV, p. 471-509.

MARX, K.; ENGELS, F. Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas. In: Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, [19--?].

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983a. v. I, t 1.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983b. v. I, t. 2.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

PLATÃO. Diálogos: Fedro, Cartas, O Primeiro Alcibíades. Trad. Carlos Alberto Nunes. 2. ed. Belém: EDUFPA, 2007.

PLATÃO. A república. São Paulo: Edipro, 2019.

PLATÃO. Diálogos V: O banquete; Mênon; Timeu :Crítias. Bauru/SP: Edipro, 2010.

PLATÃO. As leis e Epinomis. Bauru, SP: Edipro, 2010.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Frota Dillenburg, F., & Koutchin de Almeida, A. (2023). Reconhecimento e política no interior da tradição dialética: Sócrates, o Ateniense, Marx e Lênin. Textos & Contextos (Porto Alegre), 22(1), e44653. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.44653

Edição

Seção

Artigos e Ensaios